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Pedagogas ressaltam importância da educação infantil: “Base para o desenvolvimento das novas gerações”

O debate aconteceu no JT2 da Teresina FM

Publicado por: Caio Rabelo 15/08/2022, 17:44

Essa é a segunda entrevista de uma série de 10 debates do especial “Teresina em Pauta”, em comemoração aos 170 anos da capital do Piauí e dos 16 anos da Teresina FM. Nesta segunda-feira (15), você confere as opiniões dos entrevistados sobre educação infantil em Teresina.

Educadoras debatem sobre importância da educação infantil (Foto: Reprodução/Teresina FM)

“A educação infantil é o alicerce, a base importante para o desenvolvimento das novas gerações”, é o que afirma Carmesina Ribeiro, pedagoga e doutora em educação. A profissional concedeu entrevista ao JT2 da Teresina FM, nesta segunda-feira (15), juntamente com Aurismar Ferreira, mestranda em educação e psicopedagogia institucional.

Segundo Carmesina, a educação infantil é importante porque as crianças precisam de uma orientação que seja positiva, no sentido de desenvolver áreas associadas a emoção, caráter, contato interpessoal  e personalidade durante seu desenvolvimento como ser humano.  

“A escola vai ajudar essa criança a ser um adulto mais seguro, mais cidadão e mais competente, de forma ampla e estruturada. Investir na educação é importante para que a criança possa ter uma base sólida e uma vida digna”, destacou. 

Pandemia 

A educação foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia da Covid-19. Os impactos dessa crise na área educacional são inúmeros. No ápice do contágio da doença, muitas crianças e adolescentes deixaram de frequentar a escola de forma presencial. 

Para Aurismar Ferreira, mestranda em educação e em psicopedagogia institucional, o pós ápice tem sido um desafio. “Com pandemia, as crianças ficaram sem aula, sem acesso à escola, estando apenas em casa usando o celular”, disse. 

Foto: Rômulo Piauilino/PMT

Aurismar é coordenadora da Rede de Ensino Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Segundo ela, o órgão está desenvolvendo um trabalho de busca ativa para tentar levar as crianças de volta à escola, com propostas pedagógicas para despertar o interesse das crianças.  

Ainda sobre a pandemia, Carmesina frisou que as crianças tiveram um prejuízo muito grande. “Não paramos, mas sentimos uma quebra do aprendizado dessas crianças com relação aos anos anteriores, porém estamos tentando […] Eu posso agora dizer que os pais estão mais conscientes da importância da educação”, disse. 

Inclusão 

Não há como negar que a inclusão de crianças que apresentam necessidades especiais é um desafio, mas um desafio necessário, tendo em vista que elas também têm direito a educação na escola regular.    

De acordo com Carmesina Ribeiro, é extremamente importante que existam professores capacitados para ajudar as crianças a avançarem no contexto de socialização e também no pedagógico, ou seja, na aprendizagem, através de atividades e oficinas, organizadas por uma equipe multidisciplinar preparada. 

Aurismar destaca outro projeto da Semec, que diz respeito à formação de professores que fazem parte do atendimento educacional especializado. “É uma forma de fortalecer esse trabalho na escola, começando por esse profissional que atende as crianças com alguma necessidade especial”,contou. 

Além disso, o projeto, conforme ela, tem uma perspectiva inclusiva, para que o professor da sala regular, compreenda a importância e o papel desse professor que atende as crianças especiais. “Gestores e professores precisam entender que todas as crianças aprendem e que precisamos investir no potencial delas”, finalizou.

Na terça-feira (16), você irá acompanhar o terceiro debate do “Teresina em Pauta” sobre a capacidade da rede de saúde da capital com o pesquisador Emídio Matos e o médico Newton Nunes.

Confira a entrevista na íntegra: 

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