Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

Especialistas apontam dificuldades no âmbito cultural de Teresina: “Falta incentivo dos poderes públicos”

A conversa aconteceu no JT2 da Teresina FM

Publicado por: Lilian Oliveira 19/08/2022, 17:44

Essa é a décima entrevista de uma série de dez debates do especial “Teresina em Pauta”, em comemoração aos 170 anos da capital do Piauí e aos 16 anos da Teresina FM. Nesta sexta-feira (19), você confere as opiniões dos entrevistados sobre sobre cultura em Teresina. 

Em Teresina, o âmbito é marcado por percalços e lutas, de acordo com a historiadora Vanessa Negreiros. “Embora existam grandes artistas se comprometendo, falta incentivo”, destacou ao JT2 da Teresina FM, nesta sexta-feira (19).

Vanessa Negreiros e Franklin Pires (Foto: Reprodução/Teresina FM)

Vanessa explicou que mesmo antes da pandemia da Covid-19, que prejudicou diversas esferas de trabalho, as questões relacionadas à cultura sempre foram desafiadoras. “Historicamente, na capital, essa área nunca teve grandes incentivos políticos”, frisou. 

O ator e diretor Franklin Pires ressaltou que a população Teresinense tem uma expressão cultural artística muito forte. “Basta ir em todos os bairros da cidade. Tem festival de teatro, de dança, juninos e festejos […] Nós somos tímidos ainda em relação a incentivos culturais”, disse. 

Ele evidenciou que o governo estadual tenta realizar diversas atividades através do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC 2022), e que o projeto tem funcionado nos últimos 4 anos. Segundo Franklin, por outro lado, o poder municipal deixa a desejar. “As leis de incentivo da prefeitura há muito tempo estão paradas”, contou. 

O artista revelou que leis como Aldir Blanc foram a salvação para artistas durante a pandemia, e ainda hoje ajudam no desenvolvimento de projetos. “Mas acho que nem a prefeitura nem o governo do estado podem se eximir de fazer seus próprios editais, pois tem arrecadação e uma parte tem que ir para cultura”, opinou Franklin Pires.  

O diretor enfatizou ainda a importância de divulgar os trabalhos realizados. “Estamos produzindo muito, mas quem sabe o que está sendo feito? onde está sendo divulgado? falta o produtor e o artista entenderem isso”, disse. 

Confira a entrevista na íntegra:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM