Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

MPT resgata 39 trabalhadores em situação análoga a de escravidão em colheita de carnaúba

Segundo o MPT, eles dormiam no local sem proteção contra intempéries, embaixo de lonas ou árvores

Publicado por: Caio Rabelo 24/08/2022, 13:57

Representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) resgataram 39 nove trabalhadores piauienses em situação análoga a de escravidão em atividades de colheita de palha de carnaúba e pedreiras. Os resgates foram feitos nos municípios de Campo Maior, Buriti dos Lopes, Castelo do Piauí, Batalha, Anísio de Abreu e Flores do Piauí. 

Segundo o MPT, eles dormiam no local sem proteção contra intempéries, embaixo de lonas ou árvores, sem instalações sanitárias, sem água potável e sem local adequado para estocagem e preparação de alimentos. Além disso, os trabalhadores não tinham carteira de trabalho assinada.

MPT resgata trabalhadores em situação de escravidão (Foto: Divulgação/MPT)

Os representantes do Ministério do Trabalho constataram o uso de pólvora para detonar as pedreiras. De acordo com a equipe, o material adquirido pelos trabalhadores era guardado em uma caixa ou sacola no barraco onde dormiam. Conforme o MPT, a situação expõe a gravidade e o risco aos quais os trabalhadores eram submetidos, podendo ocasionar, inclusive, mortes.

Os empregadores foram identificados e houve diálogo para que os mesmos pudessem arcar com os pagamentos das verbas rescisórias devidas aos trabalhadores. Somente um deles não efetuou o pagamento. “Nesse caso, o MPT ingressará com as ações judiciais cabíveis”, esclareceu um dos representantes.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM