Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Geral

Educação: Piauí fica entre os 10 melhores IDEBs do Brasil

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (16)

Publicado por: Lilian Oliveira 16/09/2022, 14:08

Segundo os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade do ensino no Brasil, a Rede Estadual do Piauí ficou entre os 10 melhores IDEBs do país no Ensino Médio, mesmo com a pandemia. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (16).

O levantamento apontou avanço nos índices registrados no Ensino Médio, saindo de 3,7, em 2019, para 4,0, em 2021, ficando entre os nove melhores junto com Paraná, Goiás, São Paulo, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Tocantins e Rio Grande do Sul. Os dados podem ser encontrados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Estudantes na sala de aula (Foto: Divulgação/Seduc)

O aumento dos índices teve destaque, também, na avaliação do Ensino Fundamental. Na última publicação, referente à 2019, a nota atribuída aos Anos Inicias (1º ao 5º ano), na Rede Estadual do Piauí, foi de 6.0. Agora, o índice saltou para 6,1, superando a meta 4,8 projetada para o ano. Já nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), em 2019 as escolas da Rede Estadual ficaram com a média de 4,3 e, agora, passou para 4,9, também, superando a meta de 2021 que era 4,7.

“O Piauí precisa comemorar esse resultado, porque, mesmo enfrentando dois anos atípicos, com aulas remotas, conseguiu avançar tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Aproveito para parabenizar todos os profissionais da educação que, durante a pandemia, foram heróis e se reinventaram para que os estudantes da Rede continuassem aprendendo”, destacou o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.

O secretário chamou atenção para os dados da proficiência em Português e Matemática dos estudantes da Rede Estadual. “Quando observamos a nota de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, nas disciplinas de Português e Matemática, mantivemos, em 2021, a média de 2019, com 260 pontos, em Português, e 256 e 259 pontos, em Matemática. Destaco esses números, porque muitos Institutos estavam prevendo uma regressão de até 10 anos na aprendizagem, mas, aqui no Piauí, isso não aconteceu. Conseguimos manter a média de proficiência e isso significa que as estratégias que adotamos na pandemia deram certo e conseguiram mitigar alguns danos maiores”, avaliou.

Rede Municipal 

De acordo com Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), Teresina tem a melhor educação pública entre as capitais do Brasil. Os dados foram divulgados com base no aprendizado dos alunos em 2021.

A avaliação nacional monitora a proficiência dos alunos da educação básica em língua portuguesa e matemática, com as turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Anos iniciais (Foto: Divulgação/Teresina FM)

O resultado mostra Teresina com Ideb 6,3 nos Anos Iniciais e 5,6 nos Anos Finais, ficando no topo do ranking das capitais nos dois segmentos, à frente de redes municipais premiadas, como Palmas (TO), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE).

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM