Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

Situação complicada: Republicanos-PI vive racha interno e pode sofrer debandada

Doutor Pessoa e Robert Rios, prefeito e vice-prefeito de Teresina, estão entre possíveis baixas

Publicado por: Wanderson Camêlo 11/10/2022, 10:24

Segundo o vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (Republicanos), o Republicanos-PI está prestes a voltar para as mãos do deputado estadual Gessivaldo Isaías. O problema é que isso pode provocar uma debandada. 

Um dos primeiros a pedir desfiliação da legenda deve ser justamente Rios. A saída deve ser concretizada este mês, como destacou o vice em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (10).

Robert Rios, vice-prefeito de Teresina (Foto: Divulgação/PMT)

Robert justificou a saída dizendo ter ficado descontente com o fato de Gessivaldo ter apoiado Silvio Mendes (União Brasil) na disputa pelo governo do Piauí. O vice-prefeito apoiou o candidato eleito Rafael Fonteles (PT).

O Republicanos é comandado, pelo menos no papel, desde o início deste ano, pelo presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), João Duarte, o Pessoinha. Na prática quem dá as ordens internamente é o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, outro que também pode sair em breve da legenda.

Clima tenso

Não bastasse a provável debandada, especulações dão conta de uma “falta de harmonia” entre Gessivaldo Isaías e o vereador Levino de Jesus, único representante do partido na Câmara de Teresina. 

Os dois teriam cortado relações devido ao vazamento, por parte do vereador (que também apoiou Mendes), do acordo entre Gessivaldo e Silvio. O deputado teria ficado chateado com a atitude do correligionário. 

Gessivaldo Isaías, à esquerda, e Levino de Jesus, à direita (Foto: Divulgação)

Gessivaldo Isaías estaria pensando em lançar a pastora evangélica Ana Fidelis como vereadora, em 2024, como punição ao colega de partido.

Em entrevista à Teresina FM, o deputado negou que vá retomar o comando da executiva estadual do Republicanos e desconversou sobre a possibilidade de trocar Levino por Fidelis nas próximas eleições municipais. Confira a manifestação na íntegra:

O Republicanos segue no comando do grupo do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, sendo conduzido no âmbito estadual pelo seu filho, João Duarte, o Pessoinha. Isso muito nos engrandece em tê-los à frente do partido.

Eu sigo como um membro do partido e sem pretensões de estar à frente do partido, que, a meu ver, tem bons nomes o conduzindo. Estou sempre disponível para ajudar o prefeito a crescer o nosso partido em Teresina e em todo o estado.

Em relação a projeções para 2024, ainda é muito cedo, saímos de uma campanha há menos de um mês, e falar em eleições agora seria precipitado. O vereador Levino está em seu 4º mandato, é um parlamentar atuante em nossa capital, sempre bem votado, e é um amigo de longas datas.

Nossa reportagem tentou entrar em contato com Levino de Jesus, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM