Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

B-R-O Bró: Climatologista alerta para perigo de radiação cancerígena

O período traz temperaturas médias e menores possibilidades de chuva

Publicado por: Lilian Oliveira 13/10/2022, 16:46

O B-R-O Bró chegou para os piauienses. A origem da expressão é a junção das últimas sílabas dos nomes dos meses mais quentes do ano: setembro, outubro, novembro e dezembro. O período traz maiores temperaturas médias, menores possibilidades de chuva e requer uma série de cuidados por parte da população.

Em entrevista ao JT2 da Teresina FM, nesta quinta-feira (13), o climatologista Werton Costa salientou que a temporada é abrasiva e danosa para a saúde. “Ano após ano ele (o período) vem apresentando indicadores de anomalia positiva, ou seja, sempre acima da média. Tanto no calor, na temperatura máxima, quanto na baixa umidade relativa do ar”, disse.

Foto: Teresina FM

Apesar disso, o profissional destacou que o maior inimigo nessa época do ano não é o calor e nem a baixa umidade. “O inimigo é a ampliação do indicador da radiação, pois essa radiação é cancerígena”, ressaltou o climatologista.

Werton informou ainda que o B-R-O Bró desse ano vai se prolongar. Segundo ele, chuva em maiores quantidades e abrangendo mais municípios só deve chegar depois do dia 20. “Daqui até lá, calor”, concluiu o profissional.

Inmet emite alerta de baixa umidade para o Piauí

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (13), um alerta de laranja para predominância de tempo seco na região sudeste e centro-norte do Piauí. Há risco de incêndios florestais e à saúde. Além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%.

Foto: Reprodução/Inmet

O alerta amarelo significa “perigo potencial”. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. Há baixo risco de baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Foto: Reprodução/Inmet

Confira instruções do Inmet: 

– Beba bastante líquido;

– Evite desgaste físico nas horas mais secas;

– Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;

– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM