Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Geral

Novembro Azul: Urologista ressalta que exame preventivo é rápido e indolor

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura

Publicado por: Lilian Oliveira 07/11/2022, 18:18

O mês de novembro é usado para chamar atenção sobre o câncer de próstata, glândula do sistema reprodutor masculino. O novembro azul foi estabelecido em 2003 visando conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os principais sintomas são dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e presença de sangue na urina.

Foto: Divulgação

Em entrevista ao Jornal da Teresina 2° edição, nesta segunda-feira, a médica urologista Silvana Sales destacou que a campanha sempre tem uma boa aceitação e são essenciais para alertar o público alvo da doença, homens com idade a partir de 45 anos que apresentam fatores de risco, como histórico familiar e sedentarismo. Na falta dos fatores, a partir dos 50 anos.

“As campanhas são essenciais para chamar esse público para fazer o exame de prevenção […] O homem, naturalmente, tem uma questão cultural de procurar menos o urologista. Só vai lembrar quando tiver algum sintoma ou se for levado por alguém”, afirmou. 

Muitos homens deixam de fazer o exame por vergonha, ou por achar que sua sexualidade vai ser colocada em questão. No entanto, para a profissional, os pacientes não precisam ficar receosos. “O toque é um exame simples, indolor, rápido e fácil de ser feito. E não mexe nada com a sexualidade do homem!”, disse. 

Por fim, Rosângela  reiterou que o diagnóstico precoce é importante, pois pode proporcionar um tratamento com cerca de 90% de chance de cura. 

Confira a entrevista na íntegra:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM