Banner de Aniversário

Geral

Biomédico explica surgimento da nova variante Ômicron no Brasil

Profissionais agora devem observar a população que não tomou todas as doses da vacina

Publicado por: Caio Rabelo 10/11/2022, 08:13

Matéria de Danielle Simeão

O programa JT1 entrevistou nesta quinta-feira (10) o Doutor em Ciências Biomédicas, Emídio Matos, a respeito do surgimento da nova variante da Covid-19. Na última terça-feira (08), a Secretaria de Saúde do estado de São Paulo havia confirmado a existência de dois casos de covid-19 provocados pela nova variante Ômicron (BQ.1.1), no município de São Paulo.

Emídio relata que os profissionais agora devem observar a população que não tomou todas as doses da vacina.

Emídio Matos no JT1 (Foto: TeresinaFM)

“A possibilidade de escape vacinal é maior, mas mesmo assim ainda é a medida principal de proteção. Nós devemos olhar agora para a população que teve o esquema vacinal completo e aqueles que não estão com ciclo vacinal completo. Por exemplo, o primeiro óbito confirmado por essa nova variante foi em São Paulo, de uma mulher de 72 anos com comorbidades e que não estava com esquema vacinal completo”, disse.

A nova cepa foi identificada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com a secretaria, os casos estão sob investigação epidemiológica das vigilâncias municipal e estadual.

“Como é uma variante nova, o que a gente tem hoje é que os sintomas são cada vez mais parecidos com uma gripe comum. Vai sentir um incômodo na garganta, febre, entre outros. Se você apresentar os sintomas, tem que procurar um médico, ir em uma Unidade Básica de Saúde e não sair se automedicando sem ter o diagnóstico correto”, informa.

Confira a entrevista na íntegra:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM