Instituto Espaço Indra ajuda e acompanha situação de mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade no Piauí
Matéria de Danielle Simeão
O programa JT1 entrevistou nesta segunda-feira (28) o presidente do Instituto Indra, Roberth Felicíssimo, e a assistente social Thalyssa Mendes. A conversa sobre o acolhimento de mulheres e crianças em situação de violência alerta sobre o atual cenário dessas agressões no Estado.
“A família de classe média baixa e classe média alta tem muitos casos de violência, principalmente a mental, já nas classes médias baixas as violências são tanto mentais quanto físicas. E quando chega essa época de Natal, Réveillon, Carnaval, as ocorrências aumentam”, informa Roberth.
Ainda segundo o presidente do Instituto, a privacidade das vítimas é mantida para melhor acompanhamento dos casos.
“No dia-a-dia a gente não deixa nenhuma mulher encontrar uma com a outra dentro do espaço, então quando tem alguma denúncia ou quando já tem alguma agendada elas não se encontram. Porque se você imaginar o receio de ter sua vida exposta, tendo agressão dentro da própria casa. Elas não querem ter contato umas com as outras porque é uma situação difícil”.
De acordo com a assistente social Thalyssa Mendes, a rede de apoio conta com capacitações, acompanhamento psicológico e ajuda jurídica e policial.
“São acompanhamentos e contatos com psicólogos, para identificar qual o nível de violência dessa mulher. Quando a gente não consegue fazer esse acompanhamento pelo Instituto, quando a situação é muito mais grave, ela é encaminhada já para as instituições policiais”, diz.
Instituto Espaço Indra
O Instituto Espaço Indra, é uma entidade sem fins lucrativos que atua em Teresina, há mais de 10 anos para ajudar mulheres e crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Atualmente o espaço conta com o projeto do 1° natal solidário para arrecadar cestas básicas, material de limpeza e brinquedos para alegrar o natal de 200 famílias carentes da capital.
Quem tiver interesse, pode doar qualquer quantia em dinheiro através do PIX institutoespacoindra-pi@outlook.com ou ajudar na arrecadação de materiais diretamente na sede do Instituto, localizada na rua Amazonas 1781, bairro Mafuá.
Para mais informações, o Instituto disponibiliza, ainda, o telefone (86)99910-1208 e o Instagram @instituto_indra.
Confira a entrevista na íntegra: