Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

Lançamento de foguete coreano acontece nesta segunda-feira no Maranhão

O voo, que estava previsto para acontecer no domingo (18), é o primeiro lançamento de empresa privada feito pela base brasileira

Publicado por: Caio Rabelo 19/12/2022, 07:54

Ocorre nesta segunda-feira (19) o lançamento do foguete HANBIT-TLV, da empresa sul-coreana Innospace, às 6h (horário de Brasília), pelo Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O voo, que estava previsto para acontecer no domingo (18), é o primeiro lançamento de empresa privada feito pela base brasileira.

Centro de Lançamento de Alcântara é a denominação da segunda base de lançamento de foguetes da Força Aérea Brasileira (Foto: TV Brasil)

A missão visa a testar o funcionamento do foguete sul-coreano e também leva ao espaço o Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), desenvolvido por militares brasileiros com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Segundo a pasta, o lançamento depende das condições meteorológicas.

O SISNAV é um experimento nacional para a navegação autônoma de foguetes, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da Força Aérea Brasileira, dentro do projeto Sistema de Navegação e Controle (SISNAC). A tecnologia fará parte do Veículo Lançador de Microsatélites (VLM).

Com o lançamento, serão obtidos dados de voo que avaliam como o sistema se comportou em condições específicas de temperatura e pressão. Não haverá operação de resgate, pois os dados de voo serão coletados por telemetria.

Fonte: Agência Brasil
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM