Banner de Aniversário
Gif sobre a atualização do site do detran pi.

Geral

Teresina registra avanços na infraestrutura de saneamento básico em 2022

Foram finalizadas as obras das Estações Elevatórias de Esgoto Aeroporto e Castelo do Piauí

Publicado por: Caio Rabelo 29/12/2022, 06:47

A Águas de Teresina destaca os avanços no saneamento básico da zona urbana da capital em 2022, com a finalização das obras das Estações Elevatórias de Esgoto Aeroporto e Castelo do Piauí, a construção de 8.400 m de rede de esgoto e a implantação de 4.200 m de linha de recalque na região Norte. A concessionária também destaca a implantação da infraestrutura de esgoto ao longo da avenida Expedicionários, na zona Leste, e no entorno do Mercado do Peixe, região turística da cidade.

“São investimentos estratégicos que contribuem para o avanço da coleta e o tratamento de esgoto em Teresina. O índice mais que dobrou desde que assumimos a operação, passando de 19% para 43% neste final de ano. Nossa meta é trabalhar para que a cidade alcance 59% de cobertura até o final de 2024, conquistando redução contínua de doenças de veiculação hídrica, melhoria da qualidade de vida da população, incremento da valorização imobiliária e atração de novos negócios”, destaca o diretor-presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.

Foto: Divulgação/Águas de Teresina

Paralelo à ampliação da cobertura de esgoto, Teresina recebeu investimentos para fortalecer o sistema de abastecimento de água, acompanhando o crescimento orgânico da cidade. Foram realizadas cerca de 23 km de extensões da rede, beneficiando em média 34.200 moradores do Planalto Uruguai, Miram Pacheco, Recanto dos Pássaros, Centro, Angelim, Vale do Gavião, Leonel Brizola, Satélite, Lourival Parente, Três Andares, Água Mineral, Aroeiras, Dandara dos Cocais, Vila Eldorado e os núcleos urbanos Cerâmica Cil, Tabocas, Usina Santana e Boa Hora.

A modernização de painéis elétricos e do sistema de bombeamentos da Estação de Tratamento de Água – ETA Sul, além da limpeza dos reservatórios, foi outro feito que ampliou a eficiência dos processos de produção e tratamento da água. Atualmente, são 120 Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) espalhados na cidade, utilizados para coletar, analisar e monitorar continuamente a água distribuída aos teresinenses. Todas as análises seguem as exigências de potabilidade do Ministério da Saúde.

Com olhar voltado para a população mais carente, a concessionária implantou 22.346 metros de rede de água em áreas irregulares, beneficiando mais de 28 mil teresinenses que antes não tinham água encanada chegando em casa. Hoje, locais como Residencial Betinho, Palitolândia, Cidade Leste II e Vila Magnólia desfrutam de água de qualidade a preço justo, uma vez que as famílias em situação de vulnerabilidade são incluídas automaticamente no cadastro da Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto na fatura de água e esgoto.

“A obra foi de grande utilidade, vivíamos em uma situação difícil. O trabalho feito pela Águas de Teresina trouxe bem-estar aos moradores e, hoje, vivemos outra realidade. Ficamos muito felizes”, declara o morador Gerson da Silva Carvalho, do Residencial Betinho 2.

A busca ativa por famílias de baixa renda para compor a Tarifa Social foi uma constante ao longo de 2022, a partir de mutirões por toda a cidade. Já são mais de 13 mil pessoas beneficiadas. Para o cliente Gilvan Santos, morador do conjunto Prado Júnior, o cadastro possibilita a economia para outros investimentos na família. “Fiquei muito feliz em participar do projeto, pois além de pagar bem menos o valor da minha fatura, invisto o dinheiro que sobra em outras necessidades de casa. Agradeço a oportunidade de fazer parte desse programa”, declarou.

Junto a isso, a Águas de Teresina também desenvolveu ações voltadas à educação, esporte e sustentabilidade, com a realização do projeto “Desvendar o Esporte”, que incentiva a prática do atletismo para cerca de 165 crianças e adolescentes.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM