Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Geral

Novo diretor geral da ATI fala sobre perspectivas para 2023

Com formação acadêmica na área e vasta experiência profissional, Ellen Gera chega para colaborar com a expansão tecnológica no Piauí.

Publicado por: Lilian Oliveira 04/01/2023, 17:59

Matéria de Rebeca Vieira

O programa JT2 entrevistou nessa quarta-feira (4) o novo diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Ellen Gera, sobre as metas e perspectivas para transformar digitalmente o Estado, assim como é previsto no plano de governo do governador Rafael Fonteles (PT). De acordo com ele, o progresso dos serviços públicos se dá em três frentes, sendo uma delas a modernização dos processos.

“Muitas vezes a gente fala da modernização tecnológica e pensa logo em computador, pensa logo em tecnologia pura, mas o que realmente moderniza serviço público é a modernização do processo, do fluxo processual, é realmente eliminar o excesso de burocracia. Um exemplo de uma modernização tecnológica que nós tivemos, que também teve uma modernização processual, foi a JUSCEP, a nossa junta comercial lá atrás, levava-se muitos dias para a gente conseguir abrir uma empresa no Piauí. Hoje, em três horas, você consegue acessar o portal da junta comercial aqui do Piauí e consegue abrir uma empresa”, afirmou.

Foto: Reprodução/Governo do Piauí

Gera relembra seus feitos como secretário da Secretaria da Educação do Estado do Piauí (SEDUC), agora sob a gestão de Washington Bandeira, menciona que há inúmeras escolas para serem inauguradas pelos próximos meses pelo estado.

“São inúmeras obras realizadas, inaugurei várias escolas, teremos várias escolas agora para inaugurar já nesses próximos meses. […] Programas educacionais importantes como é o programa de alfabetização na idade certa, com todos os municípios participando, o IDEB do ensino médio piauiense, lá em 2015 quando eu cheguei na secretaria era o 18º do país, hoje o IDEB é o 9º do país, nós estamos entre os 10 melhores ensino médio público brasileiro. E se você for entrar na educação profissional, hoje o Piauí é o estado que tem o maior percentual de estudantes de ensino médio fazendo também educação profissional”, completa ele.

Ao explicar como funcionará a remodelação do governo para a era digital, Ellen Gera primeiro aponta a problemática de facilitar os processos para o online sem que parte da população tenha ao menos acesso à internet.

“Para que a gente possa fazer a transformação digital, de um lado a população precisa ter acesso e também precisa saber usar. Não adianta eu botar a plataforma no ar, com o serviço no ar, e o cidadão não sabe usar aquilo. Ele vai precisar ir de novo ao centro administrativo, lá para aquele órgão presencialmente. E o distrito tecnológico acaba sendo uma zona onde você vai ter a fomentação da inovação tecnológica. Então, a Invest Piauí, também, com o Vitor Hugo, está trabalhando nesse fomento à tecnologia. Então esses distritos tecnológicos nada mais são do que equipamentos públicos que vão fomentar a inovação tecnológica. E aí a ATI vai participar também, a Invest Piauí vai participar, outros órgãos do governo também vão participar, inclusive a própria educação.”

Confira a entrevista na íntegra:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM