Banner de Aniversário

Geral

Regulamentação de motoristas de aplicativo é demanda urgente, diz Cootapi

Categoria sofre com taxas abusivas e falta de regulamentação municipal

Publicado por: Caio Rabelo 13/01/2023, 10:16

Matéria de Danielle Simeão

O programa JT1 entrevistou nesta sexta-feira (13) o representante da Cooperativa dos Transportes Públicos Alternativos e Autónomos do Piauí (Cootapi), Érico Luiz, sobre as reivindicações dos motoristas de aplicativos no Estado.

De acordo com o motorista, as taxas de regulamentação cobradas pela Uber são abusivas. “Foi feito uma regulamentação assim que o sistema começou a operar, mas ela é uma regulamentação deficitária. Um desses grandes problemas é a defasagem do valor da taxa. Aqui em Teresina, por exemplo, a Uber chega a ficar com 50% da corrida e as vezes até mais. Com essa limitação seria muito bom porque eles ficariam no máximo com 25%, que é o que eles fecharam em contrato com os motoristas”, informa.

Erico Luiz

Ainda de acordo com Érico, a regulamentação recentemente veio a ser uma demanda urgente devido a operação nova da Moto Uber, Moto 99 e a discussão da gratuidade no transporte público municipal.

“Essa questão da regulamentação veio a ser mais urgente por conta de ações que ocorreram nos últimos meses, que estão causando prejuízo aos motoristas. Uma dessas ações foi a entrada da operação de Moto Uber e Moto 99. Nós não somos contra essas categorias, nós sabemos que todo mundo quer seu lugar ao Sol e quer trabalhar, mas gerou um impacto deficitário nas chamadas. Ou seja, diminuiu o número de corridas com a entrada da moto. Com a gratuidade do sistema de transporte público, isso também vai gerar um impacto e é outra medida que nós não somos contra. Agora, a Prefeitura tem conhecimento das nossas demandas, das nossas reivindicações, já há um bom tempo. Já estão com dois anos que essas medidas estão sendo discutidas por meio da Strans e Procuradoria Geral do município. Entretanto até agora nada foi colocado em prática”.

Confira a entrevista na íntegra:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM