Os estudantes do IFPI venceram a etapa local com a ideia “Seu esgoto muda o mundo – esgotamento sanitário residencial”
“Vencemos! Mas não imaginávamos que seríamos selecionados para a etapa nacional. Durante essa jornada de 110 dias em que aprofundamos nosso conhecimento sobre saneamento, tivemos muitas barreiras, mas aprendemos bastante e descobrimos como poderíamos contribuir de forma sustentável com a nossa cidade.
Estamos felizes com o resultado”, declarou o estudante Vitor Barbosa Lima, que junto ao colega Kércio Yuri de Sousa conquistou a primeira colocação no projeto Pioneiros, desenvolvido pelo grupo Aegea, holding de saneamento da qual a Águas de Teresina faz parte.
Os jovens estudantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI) venceram a etapa local com a ideia “Seu esgoto muda o mundo – esgotamento sanitário residencial”, que cria uma caixa de gordura com materiais reciclados, e agora vão disputar a etapa nacional do Pioneiros, que acontecerá em março deste ano, com alunos de outras regiões do país.
A iniciativa tem o objetivo de estimular alunos de escolas públicas a desenvolverem projetos com a temática do saneamento e sustentabilidade, a partir de atividades apoiadas por colaboradores da Águas de Teresina.
Além de despertar a conscientização acerca de questões ambientais, o Pioneiros também contribui para a iniciação profissional dos participantes. Por meio de experiências vivenciadas na concessionária, eles conhecem a rotina da empresa, recebem informações sobre processos de tratamento de água e esgoto, liderança, protagonismo, comunicação empresarial, entre outros temas. São dados importantes que ajudam na elaboração de projetos que vão contribuir com a sustentabilidade das comunidades onde atuam e consequentemente do planeta.
“A participação dos estudantes no Pioneiros é uma porta de entrada dos jovens no Programa Jovem Aprendiz da Águas de Teresina, pois o aluno adquire conhecimentos importantes sobre o saneamento básico, além de fortalecer competências profissionais por meio do contato com os tutores voluntários da empresa. Isso reforça o nosso sentimento de aproximação junto às comunidades que atendemos. Essa troca de conhecimento é fundamental para nosso crescimento e aprendizado em conjunto”, destaca o presidente da concessionária, Jacy Prado.