Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

Pesquisa descobre novos compostos no combate a tumores cerebrais

Pesquisador falou em entrevista ao JT1 sobre os compostos e tratamentos.

Publicado por: Caio Rabelo 06/02/2023, 12:01

Matéria de Gabriel Prado

O programa JT1 entrevistou na manhã desta segunda-feira (6) o pesquisador Dorival Mendes Rodrigues Junior, que integra o departamento de bioquímica da Universidade de Uppsala, na Suécia. O pesquisador integra a equipe que identificou dois compostos capazes de inibir o crescimento de células causadoras de tumores cerebrais. Sobre o foco do estudo, Dorival fala à rádio:

(Foto: reprodução)

“O foco foi identificar compostos que pudessem ter atividade anti-tumoral contra células de glioblastoma, um tumor muito agressivo que ocorre no cérebro e que ainda não possui um tratamento eficaz. O que conseguimos identificar foram dois compostos que, não só mataram as células de glioblastoma, como também inibiram a formação de células-tronco tumorais, que é um dos principais mecanismos que o tumor tem para se estabelecer no paciente”, explicou à rádio.

Os tratamentos radioterápicos e quimioterápicos são predominantes no enfrentamento de tumores. Sobre como funcionaria o tratamento a partir da pesquisa de Dorival, ele conta como funcionaria:

“A ideia é que seria uma nova quimioterapia. Existem quimioterápicos que são utilizados para tratar desse tumor hoje. Percebemos que quando combinamos os quimioterápicos disponíveis hoje com esses dois novos compostos, temos um aumento ainda maior de células cancerígenas que morreram”, esclareceu o pesquisador.

Confira a entrevista a seguir:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM