Banner de Aniversário

Geral

Novo arcebispo de Teresina toma posse neste sábado (25)

Dom Juarez Sousa será o primeiro piauiense a ocupar a cátedra de Teresina

Publicado por: Caio Rabelo 25/02/2023, 15:50

O novo Arcebispo de Teresina, Dom Juarez Sousa da Silva, toma posse neste sábado (25), às 16h, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, Centro da capital.

Nomeado no dia 4 de janeiro de 2023 pelo Papa Francisco, Dom Juarez Sousa será o primeiro piauiense a ocupar a cátedra de Teresina. Atualmente, Dom Juarez é presidente do Regional Nordeste IV da CNBB.

Dom Juarez Sousa da Silva é o novo arcebispo de Teresina (Foto: Divulgação)

Ele irá substituir Dom Jacinto Brito, que apresentou pedido de renúncia atendendo às determinações eclesiásticas que preveem o afastamento das atribuições de governo para bispos a partir de 75 anos de idade.

Caravanas vindas das dioceses do Piauí, além das 96 unidades pastorais da Arquidiocese de Teresina, que compreende 37 municípios, irão marcar presença.

Para o novo arcebispo metropolitano, as expectativas são as melhores, já que durante boa parte de sua vida exerceu o sacerdócio na Arquidiocese de Teresina, e já conhece boa parte do clero arquidiocesano.

“Estou indo com o coração aberto para dar continuidade ao belíssimo trabalho do Dom Jacinto, ao mesmo tempo dando os passos de que a Igreja precisa, continuando a dar destaque aos serviços de caridade e de proximidade com a comunidade”, finaliza Dom Juarez Sousa.

Dom Juarez Sousa da Silva nasceu no interior do município de Barras, hoje município de Cabeceiras do Piauí – PI, no dia 30 de junho de 1961. É o primogênito dos sete filhos do casal Anísio Marques da Silva e Maria José Sousa da Silva. Cursou o Ensino fundamental nas Unidades Escolares Matias Olímpio e Gervásio Costa, em sua cidade natal, e o Ensino Médio no Seminário da Assunção, em Jacarezinho-PR.

O religioso tem bacharelado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina-PI, e é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com mestrado em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, na Itália.

Foi ordenado diácono no dia 10 de julho de 1993, na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior-PI, e presbítero em 19 de março de 1994, na Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras – PI.

Foi administrador da Paróquia de São José, em Altos-PI, de 1994 a 1996; vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, de 1996 a 1998; Diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI, de 2002 a 2008.

Em 27 de fevereiro de 2008, foi nomeado bispo da diocese de Oeiras (PI) pelo Papa Bento XVI; sua ordenação episcopal aconteceu no dia 17 de maio de 2008, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras, onde exerceu seu pastoreio até o dia 06 de janeiro de 2016, quando foi nomeado pelo Papa Francisco, bispo coadjuntor da Diocese de Parnaíba, assumindo a titularidade da diocese no dia 24 de agosto do mesmo ano.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM