Banner de Aniversário

Geral

Mulheres que lideram negócios e estimulam o engajamento feminino são premiadas no Piauí

Ao todo, 99 mulheres de áreas rurais e urbanas foram premiadas.

Publicado por: Lilian Oliveira 09/03/2023, 15:59

O Banco do Nordeste (BNB) entregou, nesta quarta-feira (8), o Prêmio BNB de Empreendedorismo Feminino a nove clientes no Piauí que conduzem pequenos negócios com características de inovação, de uso de tecnologia, práticas socioambientais e que estimulam o engajamento de mulheres. A cerimônia foi realizada na Superintendência Estadual, em Teresina, e também ocorreu nos demais estados atendidos pelo Banco. Ao todo, 99 mulheres de áreas rurais e urbanas foram premiadas.

Em cada estado, foram contempladas duas microempreendedoras urbanas clientes do Crediamigo e uma microempresária ou Microempreendedora Individual. A premiação foi concedida mediante avaliação de critérios de melhoria de produtividade; aumento da capacidade de produção e nível de acesso a políticas de comercialização; aspectos ambientais; incremento de receitas do empreendimento; avaliação do nível de gerenciamento do empreendimento; inovação e empreendedorismo.

Foto: Reprodução/Ascom

Segundo o presidente do BNB, José Gomes da Costa, a iniciativa visa estimular outras mulheres em seus projetos. “A ênfase do prêmio é valorizar, acima de tudo, o empreendedorismo feminino, mas também a adoção de práticas ambientais corretas, a inovação e a tecnologia”, afirma.

Também foram premiadas três microempreendedoras rurais clientes do Agroamigo e três agricultoras do segmento da agricultura familiar que se destacaram em seus empreendimentos nas seguintes categorias: “Inovação e Tecnologia”, “Adoção de Práticas Socioambientais”, e “Engajamento Feminino”, completando as nove homenageadas.

O Banco do Nordeste apoia empreendedorismo no campo e na cidade por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Crediamigo, Agroamigo e Microempresa, tendo destinado cerca de R$ 15,5 bilhões, em 2022, em toda área de atuação da Instituição.

A comissão examinadora do Prêmio nos estados foi formada a partir de convite das superintendências estaduais do Banco do Nordeste a representantes de órgãos e entidades como secretaria estadual de agricultura, órgão público estadual de prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), federações de agricultura familiar, comércio e serviço, ação social, universidades e Sebrae estadual.

Conheça as empreendedoras premiadas no Piauí

Crediamigo:
Maria da Conceição da Silva Rodrigues (Empreendedorismo sustentável): Escritório Floriano;
Luciene Priscilla Cruz dos Santos (Engajamento feminino): Escritório Teresina.

Agroamigo:
Liodumira Fernandes da Silva (Engajamento feminino): Agência Corrente;
Maria da Conceição Mascarenhas da Silva (Inovação e tecnologia): Agência Corrente;
Odeilça Lopes do Couto (Adoção de práticas socioambientais): Agência Corrente.

Agricultura familiar:
Maria Aparecida Damasceno (Engajamento feminino): Agência São João do Piauí;
Maria Celina Fontenele Sousa de Morais Escórcio (Inovação e Tecnologia): Agência Piripiri;
Elizângela Joaquina de Jesus Silva (Adoção de práticas socioambientais): Agência Picos.

Microempresa:
Nayana Rodrigues Pereira Oliveira (Engajamento feminino): Agência Piripiri.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM