Banner de Aniversário

Geral

Prefeitura de Teresina inicia oficinas para debater mudanças climáticas com setores estratégicos

O ClimaTHE 23 será realizado no dia 20 de Março, no Cine Teatro UFPI

Publicado por: Caio Rabelo 12/03/2023, 11:43

A Prefeitura de Teresina, através da Agenda Teresina 2030, da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), inicia na próxima segunda-feira (13), as oficinas setoriais com atores específicos da sociedade, para debater impactos e soluções para as mudanças climáticas na capital piauiense.

As atividades integram o ClimaTHE 23, uma nova agenda anual focada em analisar e trabalhar os efeitos das mudanças climáticas de Teresina.

Foto: Divulgação

O objetivo do evento é o dialogo entre os governantes e a sociedade para tornar a cidade capaz de lidar com extremos causados pelas mudanças climáticas, decorrentes das elevadas taxas de emissões de gases do efeito estufa por diversos setores como Indústria, Transporte, Energia, Resíduos e AFOLU (sigla em inglês para Agricultura Florestas e Uso do Solo).

Nesta segunda-feira (13), a Agenda Teresina 2030 se reúne com representantes dos setores de Energia e Transporte para uma primeira rodada de debates. Os encontros ocorrerão em duas etapas e serão compilados em um grande evento no dia 20 de Março.

“Conversaremos com esses e outros setores em dois encontros distintos. Inicialmente, teremos a participação ativa das organizações que atuam nos setores de Energia e Transporte e que tenham interface com o município de Teresina. Nosso objetivo é mapear  ações de mitigação e adaptação que podem ser implementadas na cidade e que respondem a problemas observados e futuros, tais como eventos climáticos extremos, sob a ótica desses setores”, explica Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.

Dia D: ClimaTHE 23

O ClimaTHE 23 será realizado no dia 20 de Março, no Cine Teatro UFPI, e contará com palestras, mesa redonda e apresentações dos resultados do inventário de gases de efeito estufa e da análise de vulnerabilidade da capital.  Neste ano, o ClimaTHE é pautado em 4 eixos principais: mudanças climáticas, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo.

Para avançar de forma assertiva nas discussões, a Prefeitura traz para este evento, o Secretário Municipal do Clima de Niterói/RJ, Luciano Paez, a primeira secretaria do clima em nível municipal do Brasil. A programação será gratuita, mas as inscrições para participação presencial são limitadas e devem ser feitas através do site institucional da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (https://semplan.pmt.pi.gov.br/).

Durante o evento, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, deve assinar um decreto de inovação, que regulamenta a instituição de ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e urbanística no Município.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM