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Projeto oferta alfabetização trilíngue para venezuelanos indígenas

Alunos terão aulas em três línguas, Português, Espanhol e Warao

Publicado por: Jade Luara 08/09/2023, 08:06

O governador Rafael Fonteles inaugurou nesta quarta-feira (06), aula do Projeto de Alfabetização EJA Intercultural Warao, que vai funcionar na unidade Escolar João Emílio Falcão, na zona sul de Teresina, e terá além da educação de jovens e adultos, o ensino médio e técnico. É a primeira iniciativa no Brasil de atendimento trilíngue aos imigrantes venezuelanos indígenas da etnia Warao. Serão beneficiados 82 venezuelanos de 15 a 70 anos, que vivem em Teresina.

FOTO: ASCOM GOV

Rafael destacou que a iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria o projeto Pacto pelas Crianças e a Secretaria de Assistência Social (Sasc), vai preservar a cultura e a língua dessas populações indígenas, pois a alfabetização dos Waraos será baseada no princípio da interculturalidade. O projeto trilíngue contempla os idiomas Português, Espanhol e Warao.

“Essa iniciativa vai preservar a cultura e a língua dessas populações indígenas e é uma demonstração de que nós estamos atuando para todos e todas sem deixar ninguém para trás”, afirmou o governador.

Nas salas de aulas, além dos professores brasileiros, os estudantes serão acompanhados por 12 educadores sociais Warao, contratados pela Seduc, que atuarão como tradutores e mediadores.

O secretário de Educação, Washintgon Bandeira, frisou que a ação é inédita no Brasil, reconhecida pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). “O projeto envolve o acolhimento em abrigos estaduais e a promoção da educação completa, alfabetização, educação de jovens e adultos e também educação técnica trilíngue, com assistência às crianças, aos filhos dos estudantes que vão estudar nessa escola”, comentou o secretário.

A secretária de Assistência Social, Regina Sousa, explicou que a ideia de criar o projeto nasceu quando ela era vice-governadora. “Quando se avolumou muito a vinda dos Waraos, a gente percebeu a quantidade de indígenas. E entre as principais demandas estava a educação, mas eles não queriam uma escola qualquer. Eles queriam uma escola com a identidade deles”, afirmou a secretária.

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