Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

Operação Teresina Segura: PM registra 18,13% do número de ocorrências

Durante o período, houve o decréscimo de 18,13% do número de ocorrências geradas pela população (659), comparados aos do final de semana anterior, 07 a 09 (805)

Publicado por: Caio Rabelo 18/09/2023, 10:08

A Polícia Militar do Piauí divulgou, nesta segunda-feira (15), os dados da Operação Teresina Segura, realizada nos dias 14, 15 e 16 deste mês. Com um efetivo de aproximadamente 200 policiais, a ação intensificou o policiamento ostensivo e preventivo em todas as zonas da capital, sobretudo em locais com um maior fluxo de pessoas, tais como bares, restaurantes, paradas de ônibus, praças, centros comerciais, dentre outros.

Durante o período, houve o decréscimo de 18,13% do número de ocorrências geradas pela população (659), comparados aos do final de semana anterior, 07 a 09 (805). Além disso, com a redução das ocorrências geradas, foi registrada a diminuição dos índices de armas de fogo e drogas ilícitas apreendidas.

Foto: Divulgação/SSP-PI

“Os números dos gráficos em si demonstram a redução no número de ocorrências verificadas pelo Copom, mas o mais importante são as análises dos dados lá na fonte, onde eles foram coletados, pois podemos ver horário, ruas, locais, ver exatamente em que pontos da cidade eles aconteceram. Aí sim, com essas informações mais detalhadas, nós podemos alocar os recursos novamente, no local adequado, o recurso adequado, o horário adequado e a forma adequada de aplicar as forças da Polícia Militar. Essa é a importância de termos uma ferramenta de Business Intelligence, para nos auxiliar na tomada de decisão quanto à aplicação dos recursos e capital humano da Polícia Militar”, explicou o coronel Lucena, coordenador da Operação.

Foram realizadas operações e ações de blitz de trânsito, através do BPRE, BPTRAN e Diretoria de Operações de Trânsito da SSP, patrulhamento aéreo com o BOPAER, dentre as outras modalidades de policiamento.

Com isso, segundo o levantamento, houve também a redução nos atendimentos a roubo de aparelhos celulares (29,41%) e coisas comuns (colares, brincos, carteiras e etc) e 54,5% para os crimes de furto em geral. Crimes violentos contra o patrimônio – CVP (roubo a transeunte/ comércio/ residência) tiveram uma redução de 21,6% (29 casos) em relação ao final de semana passado (37).

Além disso, foi observado o decréscimo de 50% em crimes associados à violência doméstica.

“Ao analisarmos os números, podemos ver que houve uma grande redução no CVP e nos números de violência doméstica. Interessante destacar que os números de violência doméstica são os mais difíceis de conseguirmos baixarmos. Nesse fim de semana, ele foi inferior ao final de semana passado”, enfatizou o coronel.

Foram realizadas 17 prisões, uma queda de 32% em relação ao final de semana anterior (25). Quanto aos TCO’s, a queda foi de 43,3% (17), comparado ao período passado (30).

“De uma forma geral, o trabalho desse fim de semana no tocante a distribuição do efetivo e a presença policial nos pontos mais específicos da cidade fez com que nós conseguíssemos evitar uma quantidade de crimes como é visto nos dados levantados e a força policial posicionada nesses locais estratégicos para buscar evitar o crime nos permitiu, além da redução de cometimento de crimes, atender mais rápido às solicitações do cidadão. Então, podemos afirmar que a PMPI otimizou toda a sua capacidade operacional tanto na repressão ao crime mas principalmente no aspecto da prevenção, pois nós estávamos prontos para a reação, mas, principalmente, conseguimos demonstrar que a presença policial, baseando a estratégia na prevenção, refletiu positivamente no emprego repressivo da força policial”, acrescenta Lucena.

Outras operações como esta estão sendo realizadas em todo o Piauí.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM