Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

Temperaturas devem ultrapassar os 40ºC com umidade abaixo dos 15%, no Piauí

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH/PI) alerta sobre forte onde calor no Piauí

Publicado por: Jade Luara 19/09/2023, 10:44

Segundo boletim divulgado na noite desta segunda-feira(18), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH/PI), por meio da Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica e da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, informa que ondas de calor  podem alterar as condições atmosféricas no Estado, a partir do dia 20 de setembro, com possibilidade de se estender até o dia 22.

FOTO: REPRODUÇÃO

Os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informam que são esperadas temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC com umidade abaixo dos 15%, especialmente em municípios das mesorregiões sudoeste e sudeste piauiense.

Essa forte onda de calor pode provocar alguns sintomas que impactam a qualidade de vida, como: problemas respiratórios e de pele, insolação, desidratação e aumento de problemas de pressão. Por isso, é recomendado estar sempre hidratado e evitar práticas de esportes expostos ao sol entre 11h e 18h.

As ondas de calor correspondem a um período de dias em que são registradas temperaturas máximas superiores à média comum da época. As temperaturas elevadas são comuns no período de Setembro, Outubro e Novembro (SON), tal como os baixos índices de umidade relativa do ar (%). No entanto, em 2022 tem sido observado que os sistemas atmosféricos estão apresentando comportamentos extremos, e isto é atribuído ao fenômeno do El Niño.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM