Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Prefeitos receberam o FPM, mas não ficaram felizes, vão ter que demitir

20 de setembro de 2023

Hoje seria o dia de ver os prefeitos com sorriso de orelha a orelha, porque é o dia de cair o dinheiro do Fundo de Participação do Município (FPM). Cair, não! Entrar no caixa da prefeitura. Mas a alegria não foi tanta, o dinheiro diminuiu, mais uma vez. As quedas são sucessivas.

Os prefeitos já disseram que iam fechar as portas das prefeituras e fazer demissões de comissionados para reduzir as despesas. O presidente da Associação de Prefeitos do Piauí (APPM), Toninho da Caridade, afirmou que os prefeitos aguardam auxílio financeiro de R$ 90 milhões, anunciado pelo presidente Lula após queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Os municípios com índice de cota 0.6 receberiam R$ 257 mil para investimentos. Segundo Toninho da Caridade, este é o quarto mês consecutivo que o repasse chega às cidades em queda. A diminuição chegou a 50% no mês de agosto. O presidente da APPM afirmou que todos os prefeitos trabalham para reduzir custos, e uma das medidas é reduzir a folha de pagamento.

Portanto, muita gente vai perder o emprego. Alguns não tem como emprego, são apenas boquinhas, mas vão ter que se adequar. “Ainda se fala da possibilidade de demissões. O prefeito tem que cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele não pode gastar mais do que 54% com folha de pagamento. Se o repasse caiu e ele manter a mesma estrutura administrativa, as contas não vão bater.

Então, tem que rever cada um. Sentar com contabilidade, ver como é que está essa questão do índice e acredito que a maioria vai ter que reduzir pessoal, para que possa ajustar as contas municipais. Até para que possa chegar ao fim do ano e não ter essa surpresa negativa de ter suas contas reprovadas por não cumprimento da lei de responsabilidade fiscal”, frisou Toninho de Caridade. Apesar do FPM ter entrada, os prefeitos não abriram o sorriso!

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM