Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

Auditores fiscais da Semarh realizam operação Mata Atlântica em Pé no Piauí

A operação é realizada em mais 16 estados da federação. No Piauí, a Semarh conta com apoio do Ibama

Publicado por: Caio Rabelo 23/09/2023, 09:16

Uma equipe de auditores fiscais ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) tem promovido a operação nacional Mata Atlântica em Pé no Piauí, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A operação realizada pela pasta abrange a região do Parque Nacional Serra das Confusões, como nos municípios de Curimatá, Morro Cabeça do Tempo e Riacho Frio. O trabalho iniciou na última segunda-feira (18), em 17 estados da federação, e no Piauí, seguiu até esta sexta-feira (22).

Foto: Divulgação/Semarh

O objetivo da operação é averiguar alertas de desmatamento ilegal que tem ocorrido no Piauí, principalmente na região da Serra das Confusões. Para a realização do trabalho, a Semarh destinou três auditores fiscais ambientais, duas viaturas e dois drones para captação de imagens aéreas das áreas fiscalizadas.

Além disso, nacionalmente, os órgãos envolvidos também buscam contabilizar áreas desmatadas e infrações ambientais praticadas.

O auditor fiscal e diretor do Centro de Geotecnologias da Semarh, Felipe Gomes, destaca que a ação é muito importante por ter como foco uma área ecologicamente importante.

“Esse trabalho está focado nas áreas onde se aplica o  regime de proteção da Lei da Mata Atlântica (Lei Federal n°11.428/2006), que são áreas de florestas estacionais deciduais e semideciduais, especialmente protegidas, com enorme importância ecológica”, explica.

O diretor comenta ainda que a operação realizada pela Semarh tem alcançado, inclusive, áreas de transição entre os biomas cerrado e caatinga.

A Lei nº 11.428 de 22 de dezembro de 2006, dispõe sobre a conservação, proteção, regeneração e utilização do Bioma Mata Atlântica, considerado patrimônio nacional.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM