Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Geral

Hemopi promove Semana do Doador para incentivar o aumento das doações de sangue

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos

Publicado por: Jade Luara 20/11/2023, 10:39

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem por objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e sensibilizar a população para a importância da doação, um ato que deve ser solidário e regular, independente de se conhecer ou não os pacientes que necessitam de transfusão. O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, a proximidade das férias e das festas de fim de ano quando há uma redução no fluxo de doadores nos hemocentros.

Para esse ano, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) preparou uma programação diferenciada para comemorar a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que será realizada no período de 20 a 25 de novembro.

Foto: Reprodução

Como o dia do doador será em um sábado e os hemocentros regionais não funcionam nesse dia para a doação de sangue, o Hemopi antecipou a comemoração para o dia 24 de Novembro, uma sexta-feira. “Preparamos uma programação especial para a semana de 20 a 25 de Novembro em todas as unidades do Hemopi – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano – com ações diferenciadas que visam incentivar as doações e ao mesmo tempo agradecer aos doadores que colaboram com o Hemopi ao longo do ano”, conta o diretor geral do Hemopi, Rafael Alencar.

Uma dessas ações será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). O Projeto “Plantando Vidas” quer incentivar a doação de sangue e contribuir com ações sustentáveis que promovam o respeito ao meio ambiente e o bem –estar da população. A SEMARH vai distribuir mudas frutíferas e floríferas aos que comparecerem ao Hemopi em Teresina no dia 24 de novembro, independente da doação de sangue.

Além dos doadores que comparecem todos os dias de forma voluntária nas unidades de coleta, o Hemopi também desenvolve ações com vários parceiros – Igrejas, escolas, empresas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil – que ajudam a manter o estoque do hemocentro. Seja na capital ou nas unidades do interior, essas parcerias são muito importantes para fortalecer o vínculo com a comunidade e incentivar outros a fazerem o mesmo.

Em Teresina, o Hemopi disponibiliza transporte para grupos à partir de 10 pessoas. O agendamento pode ser feito através do email hemopi@hemopi.pi.gov.br ou pelo telefone (86) 3221 8320 ramal 2019 de segunda à sexta, das 8h às 15h.

 

Confira a programação da Semana Nacional do Doador:

TERESINA:
• De 20 a 25 /11  – Campanhas solidárias promovidas pelo parceiros Igreja Universal, Igreja Adventista, Grau Técnico, Sicoob, Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (SASC), Colégio da Polícia Militar, Escola São Camilo e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
•Dias 21 e 22 /11 – Campanha para cadastro de novos doadores de medula óssea nos municípios de Valença do Piauí, Inhuma, Novo Oriente e Elesbão Veloso.
•Dia 24/11 –Projeto “Plantando Vidas” com distribuição de mudas frutíferas e floríferas pela SEMARH; Apresentação musical da Banda do 25 BC e serviços de beleza em parceria com o Instituto Ana Hickmann.
•Dia 25/11 – Apresentação musical dos alunos do IFPI

PARNAÍBA
• De 20 a 24/11 – Campanhas solidárias promovidas pelos parceiros Flasede (torcida organizada do Flamengo) e Igreja Universal o longo da semana;
• Dia 24/11 – Os doadores serão recepcionados com apresentação musical de Walber Júnior, cenário especial para fotos e serviços de design de sobrancelhas e massagem relaxane oferecidos pelos alunos do curso de Estética da Uninassau. )

FLORIANO
• De 20 a 24/11 – Campanhas solidárias promovidas pelos parceiros Escola Pequeno Príncipe, Sicoob, Colégio Técnico de Floriano- CTF, UFPI e FAESF ao longo da semana.
• Dia 24/11 – Os doadores serão recepcionados com música, café da manhã especial e massagem relaxante oferecida pelos alunos do curso de Fisioterapia da FAESF. Haverá também campanha solidária do Projeto Gotas de Vida.

PICOS
•Dia 21/11- Campanha solidária dos colaboradores do Sicoob.
•Dia 23/11 – Campanha dos colaboradores da empresa Sertão Motos, apresentação musical de Rômulo Junior e corte do bolo.
•Dia 24/11 – Campanha solidária do município de São José do Piauí

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM