Banner de Aniversário

Geral

Confira o funcionamento do bloqueio vacinal após diagnostico de raiva em Teresina

Em entrevista à Teresina FM, o gerente de zoonose da FMS, Élcio Leite, comenta sobre o assunto

Publicado por: Jade Luara 27/11/2023, 10:45

Na última segunda-feira (20), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) emitiu um alerta para o diagnóstico positivo de raiva em um de três saguis encontrados mortos no bairro Horto Florestal, zona leste de Teresina. Diante da situação, a FMS realizou um bloqueio vacinal de cães e gatos da região. Em entrevista à Teresina FM, o gerente de zoonose da FMS, Élcio Leite, comenta sobre o assunto.

Élcio Leite em entrevista à Teresina FM(Foto: Jade Luara)

“Uma pessoa que trabalhava na Unidade Básica de Saúde Dr. Francisco José C. Sousa, localizada na rua Esperantia no bairro Horto Florestal, e imediatamente entrou em contato com o centro de zoonose. Assim, demos o destino técnico, que é fazer o exame de laboratório, e foi diagnosticado raiva. Nós planejamos uma ação que foi o bloqueio da área para ter controle do caso”, explica Élcio Leite em entrevista ao programa JT1,

O bloqueio consiste na imunização de animais domésticos contra a doença. A cobertura vacinal vai abranger todas as quadras dos bairros Horto Florestal e Planalto Ininga. Além disso, serão contemplados parte dos bairros Ininga, Morada do Sol, Nossa Senhora de Fátima, São Cristóvão e duas quadras do bairro Piçarreira.

Foto: Reprodução/Prefeitura de São Paulo

Ao todo será um perímetro de 8,59Km, totalizando 253 quadras percorridas pelos nossos Agentes de Endemias e 5.003 imóveis visitados casas a casa para que todos os animais cães e gatos sejam devidamente vacinados”, informa Élcio Leite, gerente de zoonoses da FMS.

Ainda de acordo com a gerência de Zoonoses da FMS, os saguis não agrediram humanos ou outros animais, e a pessoa que manuseou os corpos foi submetida ao devido protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde.

Walfrido Salmito, diretor de vigilância em Saúde da FMS, pede que todos os moradores de Teresina tomem as medidas preventivas necessárias, dentre elas: evitar alimentar animais silvestres presentes no perímetro urbano e rural da cidade, evitar o contato com esses animais, evitar a domesticação deles e manter atualizada a situação vacinal de seus animais domésticos contra a raiva.

Em caso de mordida ou contato com saliva de animal, a população deve buscar atendimento no Hospital da Primavera, referência para o atendimento e manejo de acidentes com animais potencialmente transmissores da Raiva em Teresina. O hospital se localiza na Av. Duque de Caxias, 2660 – Primavera, zona norte da cidade, e a sua sala de vacinação tem funcionamento durante todos os dias até as 17 horas.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM