Gif sobre a atualização do site do detran pi.

Geral

Codevasf e PMT estimam plantio de 1,4 milhão de árvores na capital piauiense

Ao todo, está sendo investido no plano mais de R$ 656 mil

Publicado por: Caio Rabelo 20/12/2023, 07:46

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participou, nesta terça (19), do lançamento do Plano Diretor de Arborização Urbana de Teresina-PI (Pdau), iniciativa executada por meio de convênio com a prefeitura municipal. Entre os objetivos da ação está o plantio de 1,4 milhão de mudas, nos próximos 20 anos, na capital piauiense para garantir uma cobertura arbórea adequada do espaço urbano em todas as zonas da cidade.

Ao todo, está sendo investido no plano mais de R$ 656 mil, sendo 70% deste valor oriundo da Codevasf e o restante da PMT. Executado em etapas de pequeno, médio e longo prazo, o Pdau diagnosticou a situação de vias públicas, praças, Áreas de Preservação Permanente (APPs) e praças em 37 bairros distribuídos entre as zonas Centro-Norte, Leste, Sudeste e Sul do município.

Foto: Divulgação/Flauber Marques

Equipes da empresa contratada para a elaboração do Pdau realizaram coleta de características de ruas e calçadas, de árvores, tipos de fiações de vias, infraestrutura de lazer, taxa de cobertura vegetal, dentre outras especificidades. No levantamento, foi identificado 10 mil árvores espalhadas em mais de 330 ruas e avenidas, 19 praças e sete parques. Além disso, foi detectado que o número de unidades por quilômetro está abaixo do recomendado e a maioria das 95 espécies encontradas são de nim, mangueira, ipês amarelos e ipês rosas.

O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, avalia a importância da iniciativa para a cidade. “Há décadas, Teresina mantém o título de ‘Cidade Verde’ e nós, cidadãos e poder público, não podemos deixar o processo de urbanização e industrialização intervir nessa característica. É viável unir desenvolvimento às ações que fortalecem a permanência da cobertura arbórea e, para isso, a Companhia dispõe de um corpo técnico de excelência que contribuirá para a implantação do Pdau”, disse.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luís André Montalverne, destaca a parceria com a Codevasf e Governo Federal, bem como a presença da população na elaboração do Pdau. “Nos primeiros dez anos, a partir de 2024, iniciaremos o plantio em todas as vias públicas da cidade. Com a união de forças entre os entes envolvidos e a sociedade civil tornaremos Teresina um lugar ainda mais agradável para viver”, afirma.

Com a participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil, a finalidade do Pdau é orientar os envolvidos no desempenho de atividades que envolvem a vegetação em logradouros públicos, como planejamento, produção, plantio e monitoramento da arborização do sistema viário e áreas verdes, bem como recuperá-la e ampliá-la, com o intuito de contribuir para manutenção da biodiversidade, equilíbrio ambiental e climático destas regiões, bem como do bem-estar da população e da composição da paisagem urbana.

 

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM