Propaganda do Governo do Estado do Piauí

Geral

Operação da PF investiga tentativa de golpe de Estado

O Exército Brasileiro acompanha alguns mandados da Operação Tempus Veritatis

Publicado por: Jade Luara 08/02/2024, 09:19

A Polícia Federal (PF) deu início nesta quinta-feira (8) à Operação Tempus Veritatis. O intuito é investigar uma organização criminosa que, conforme a corporação, esteve envolvida na tentativa de golpe de Estado e supressão do Estado Democrático de Direito visando obter vantagens políticas com a permanência do então presidente Jair Bolsonaro no poder.

Ao todo, estão sendo executados 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, além de 48 medidas cautelares que incluem restrições como a proibição de contato com outros investigados, a impossibilidade de deixar o país com entrega dos passaportes em 24 horas, e a suspensão do exercício de funções públicas.

Foto: Reprodução/GOV

Medidas judiciais, emitidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), estão sendo cumpridas nos seguintes estados: Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná e Goiás, além do Distrito Federal. O Exército Brasileiro está acompanhando a execução de alguns dos mandados.

“As apurações apontam que o grupo investigado se dividiu em núcleos de atuação para disseminar a ocorrência de fraude nas eleições presidenciais de 2022, antes mesmo da realização do pleito, de modo a viabilizar e legitimar uma intervenção militar, em dinâmica de milícia digital”, explicou a Polícia Federal.

“O primeiro eixo consistiu na construção e propagação da versão de fraude nas eleições de 2022, por meio da disseminação falaciosa de vulnerabilidades do sistema eletrônico de votação, discurso reiterado pelos investigados desde 2019 e que persistiu mesmo após os resultados do segundo turno do pleito em 2022”, afirmou a corporação.

Já o 2ª eixo de atuação do grupo, segundo o comunicado, consistiu na prática de atos para subsidiar a abolição do Estado Democrático de Direito, por meio de um golpe de Estado, com apoio de militares com conhecimentos e táticas de forças especiais em “ambiente politicamente sensível”.

A operação batizada de “Tempus Veritatis” significa, em latim, a hora da verdade.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM