Banner de Aniversário

Geral

“Ao longo dos anos a saúde de Teresina foi crescendo, e a receita não acompanhou”, diz Ítalo Costa

Presidente da Fundação Municipal de Saúde comenta sobre a conjutura da saúde em Teresina

Publicado por: Jade Luara 09/02/2024, 10:20

Em entrevista à Teresina FM nesta sexta-feira (09), o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Ítalo Costa, comenta sobre a situação da saúde na capital. “Quando a gente pensa em reduzir recursos e despesas na saúde, a gente pensa em evitar os desperdícios”, afirma o Dr. Ítalo Costa em entrevista ao Jornal da Teresina 1ª Edição.

“No contexto de saúde, o desperdícios é um dos principais focos de atuação, após isso é necessário otimizar os seus processos de trabalho, pois isso faz com que você reduza tempo e recursos financeiros. Por fim, é preciso rever o que você tem de contratos, e assim conseguimos reinvestir na Fundação Municipal de Saúde”, explica Dr. Ítalo Costa.

Dr. Ítalo Costa em entrevista ao JT1 (Foto: Jade Luara/Teresina FM)

Durante a entrevista ao JT1,  o médico comenta sobre os desperdícios no cenário da saúde local. “Há desperdícios em materiais, medicamentos, em toda a infraestrutura, materiais de consumo. Existem vários tipos de desperdícios e por isso é necessário ter controle em seus processos”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde.

“Já foi elaborado uma portaria, a mesma está em vigor com a redução de 20% linear para todas as unidades hospitalares, e agora a gente vai tentar otimizar esses resultados”, diz Ítalo Costa. Ainda em entrevista, o presidente da Fundação Municipal de Saúde explica que esse valor representa, em mês, mais de 10 milhões de reais.

De acordo com o presidente da FMS, o Ministério da Saúde faz o maior repasse fixo para toda a saúde da capital, e mesmo com isso o valor não cobre os gastos necessários. “Ao longo dos anos a saúde de Teresina foi crescendo, o custo aumentou e a receita não acompanhou. Chega um momento que isso fica insustentável, você tem um custo muito elevado e não tem uma receita equivalente”, afirma o Dr. Ítalo Costa.

 

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM