Banner de Aniversário

Geral

Psicopedagoga alerta sobre o uso excessivo de celulares nas escolas

Em entrevista à Teresina FM, a psicopedagoga Isabel Baptista debate sobre a restrição de aparelhos celulares no ambiente escolar

Publicado por: Jade Luara 19/02/2024, 09:34

Recentemente o Ministério Público do Estado do Piauí recomendou que escolas de cinco municípios adotem medidas para proibir o uso de celulares e dispositivos similares durante as aulas, tanto na rede pública quanto na privada. De acordo com a recomendação, a iniciativa visa evitar que esses aparelhos atrapalhem o processo de aprendizagem. Em entrevista à Teresina FM, a psicopedagoga Isabel Baptista afirma que ainda não há um estudo aprofundado que mostre o impacto benéfico dessa tecnologia na educação.

Após o avanço da tecnologia com a mobilidade e flexibilidade do uso dos dispositivos, esse assunto vem sendo debatido com frequência devido às suas consequências.  De acordo com a entrevistada, o uso de celular dentro da sala de aula tem que ser analisado com cautela. “A tela te faz fisicamente presente, mas psiquicamente ausente. Ela vai descontruindo o lado social”, afirma a psicopedagoga Isabel Baptista em entrevista ao JT1.

Psicopedagoga alerta sobre o uso excessivo de celulares nas escolas (Foto: Reprodução)

Ainda em entrevista, a psicopedagoga comenta sobre o acesso à internet desigual no Brasil. “Precisamos ter em mente as seguintes perguntas: Essa tecnologia oferece oportunidades ilimitadas ou um futuro sem retorno? Essa tecnologia promove igualdade ou desigualdade? Quando falamos em aulas híbridas precisamos pensar que temos uma população que a maioria não tem acesso a internet”, ressalta Isabel Baptista.

Isabel ressalta em entrevista a importância da presença familiar para auxiliar o uso das telas. “Não é simplesmente sentar e ficar observando tudo que ele faz, é estar atento ao que ele faz, as suas falas e comportamentos que começam a aparecer. Tutelar o filho é muito melhor, é sempre mais tutela do que tela”, explica a psicopedagoga.

Para assistir a entrevista completa com a a psicopedagoga Isabel Baptista clique aqui e acompanhe através do YouTube.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM