Propaganda do Governo do Estado do Piauí

Geral

Teresina inicia campanhas de gripe e vacinação nas escolas dia 25

As ações acontecem simultaneamente em salas de vacina do município e também nas escolas

Publicado por: Lilian Oliveira 17/03/2024, 12:01

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia no próximo dia 25 de março as Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Influenza (gripe) e Campanha de Vacinação nas Escolas. As ações acontecem simultaneamente em salas de vacina do município e também nas escolas, visando ampliar as coberturas vacinais e reduzir os casos de doenças imunopreveníveis na capital.

Foto: Reprodução/Gov

A vacinação contra a gripe vai contemplar um total de 324.155 pessoas pertencentes a diversos públicos prioritários. Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, explica que a estratégia será a ampliação gradativa dos públicos de acordo com a disponibilidade de doses e capacidade das salas.

“Durante a próxima semana divulgaremos mais detalhes, como os grupos que serão contemplados inicialmente e também os pontos de vacinação”, diz.

Grupos Prioritários

Dentre os grupos prioritários da campanha da gripe, estão: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, professores, povos indígenas, forças armadas, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte coletivo e sistema portuário, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade

Em 2023, 2.671 amostras clínicas encaminhadas por estabelecimentos de saúde de Teresina foram examinadas, 408 foram positivas para algum vírus respiratório. A Influenza tipo B teve 25 casos positivos e a influenza do tipo A teve 23, totalizando 48 casos positivos de Influenza durante o ano de 2023 em Teresina.

Vacinação nas Escolas

Já a estratégia de vacinação nas escolas será uma articulação entre saúde e educação, por meio do Programa Saúde na Escola. O público alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, com abordagens voltadas para os ensinos infantil, fundamental e médio. A estratégia irá envolver todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, visando resgatar todas as doses do esquema vacinal que estiverem faltando.

“Essa ação visa contribuir para a melhoria das coberturas vacinais, em especial para as vacinas tríplice viral, penta, poliomielite inativada (VIP) e oral (VOP), HPV, meningocócica ACWY e febre amarela”, diz Emanuelle Dias.

 

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM