Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

Venezuela fecha sua embaixada no Equador após operação na representação mexicana

A decisão afeta também os consulados em Quito e na maior cidade do país, Guayaquil. Nicolás Maduro classificou invasão de agentes equatorianos como “barbárie”.

Publicado por: Lilian Oliveira 16/04/2024, 14:49

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira (16) o fechamento da embaixada de seu país no Equador devido à operação na representação diplomática mexicana em Quito, no último dia 5.

Nicolás Maduro é presidente da Venezuela desde 2013. (Foto: Shutterstock)

A decisão afeta também os consulados em Quito e na maior cidade do país, Guayaquil, segundo o jornal “El Universal”.

“Ordenei o fechamento da embaixada da Venezuela no Equador, o consulado em Quito e o consulado em Guayaquil, e que o corpo diplomático regresse à Venezuela”, disse Maduro, em sua participação na reunião de cúpula virtual do Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

No início do mês, policiais do Equador fizeram uma operação dentro da embaixada do México para prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, que estava abrigado no local. Em seu discurso nesta terça, Maduro classificou o ato do governo do Equador de “barbárie”.

Glas recebeu asilo político do México e estava na embaixada desde dezembro 2023. Ele alega ser vítima de uma perseguição da Procuradoria-Geral do Equador.

Na operação, Glas foi arrancado a força do prédio, e um dos agentes apontou uma arma para o chefe da missão mexicana, Roberto Canseco, quando este tentou impedir a ação.

Fonte: G1 Mundo
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM