Banner de Aniversário
Gif sobre a atualização do site do detran pi.

Geral

TCE suspende concurso da Prefeitura de Alto Longá por suspeita de fraude

São apontadas falhas na licitação para contratação da banca examinadora, evidências de interferência política e crime eleitoral

Publicado por: Caio Rabelo 10/05/2024, 12:26

Matéria de Lays Viana

 

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou a suspensão do concurso público da Prefeitura de Alto Longá-PI, com edital nº 01/2024, para preenchimento de vagas para cargos de nível médio e superior. O motivo, segundo a instituição, são falhas na dispensa de licitação para contratação da banca examinadora, evidências de interferência política no certame e crime eleitoral.

O processo, cuja relatora é a conselheira Waltânia Alvarenga, aponta que o controlador interno do município, Isaac Manoel da Silva Soares, é pré-candidato a prefeito e tem o apoio do atual gestor municipal, Henrique César Saraiva de Arêa Leão Costa. Outro ponto a ser esclarecido é a denúncia de promessa de “aprovação” no concurso em troca de votos para familiares da atual secretária de Educação de Alto Longá, Miriam Andrade, a qual o filho Fellype Brenno é pré-candidato a vereador da cidade.

Prédio do TCE-PI (Foto: divulgação)

A Divisão de Fiscalização de Admissão de pessoal (DFPESSOAL 1) fez buscas no sistema RHWeb do TCE-PI e constatou que o chefe do Executivo não cadastrou as informações necessárias nem anexou documentos referentes à primeira fase do concurso. O prazo para o gestor cadastrar o edital junto ao sistema RHWeb e anexar toda a documentação exigida pelo artigo 3º da Resolução TCE/PI 23/2016 era até 12 de fevereiro deste ano.

Conforme a Decisão da conselheira, a falha na prestação de contas dos atos de admissão de pessoal impede a fiscalização da regularidade do processo, bem como o registro constitucional da contratação de servidores. O certame pode ser anulado caso o prefeito permanecer não atenda às solicitações e se forem comprovadas as circunstâncias denunciadas.

A medida foi divulgada nessa quinta-feira (9) pelo TCE-PI. A equipe de reportagem da Teresina FM entrou em contato com a Prefeitura de Alto Longá, mas até o momento não obteve resposta. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

 

Com informações do Tribunal de Contas do Estado do Piauí

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM