Banner de Aniversário
Gif sobre a atualização do site do detran pi.

Geral

G20 Social: propostas serão levadas à reunião dos 20 maiores países

Evento aberto ao público acontece no auditório da FIEPI

Publicado por: Caio Rabelo 20/05/2024, 14:27

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Governo do Estado do Piauí, realiza durante toda esta segunda-feira (20) o G20 Social, um encontro que antecede a 3ª reunião da Força-Tarefa para a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20, marcada para os dias 22 e 24 de maio, também na capital piauiense.

Durante o evento, no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), foram debatidas ideias para contribuir para a erradicação da fome e da pobreza no mundo, na reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Foi ainda realizado o seminário “Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza”, que divulgou uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) pelo pesquisador e consultor Antônio Claret; além da divulgação do estudo “Medidas de Desenvolvimento Humano e políticas públicas no Piauí (2000-2024)”.

Propostas apresentadas no evento serão levadas ao G20 (Foto: Lays Viana / Teresina FM)

O ministro do MDS, Wellington Dias, reforça que serão levadas ideais para o G20 a partir da discussões abertas ao público no G20 Social.

“Aqui a gente viu a posição do Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, vários ministérios. São 24 ministérios aqui apresentando sugestões para a delegação brasileira que vai participar do G20, agora, de 22 a 24 […]. O que se quer é contribuir para que, com a experiência de quem vivencia esses programas de combate à fome e redução e erradicação da pobreza, possamos alcançar bons resultados na sustentabilidade, sempre em busca de mais igualdade”, pontua o ministro.

No turno da tarde a programação conta com um debate com o tema “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”.

Também participam das atividades o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, que destaca que as propostas também ajudarão o Brasil a combate a fome e desigualdade social.

“Essa reunião é preparativa para o que vai acontecer no Brasil, que é a Cúpula Social do G20 no Rio de Janeiro e a reunião dos chefes de estados. Então, aqui, hoje, está se discutindo uma cesta de propostas de políticas públicas para apresentar tanto no G20 Social como na reunião dos chefes de estado para que o Brasil possa contribuir tanto no processo que nós estamos fazendo de retirada do Brasil do mapa da fome novamente, como da contribuição do Brasil para as 20 economias mais importantes do mundo puderem enfrentar essa questão tão crucial, que é a superação da desigualdade e combate à fome no país e no mundo inteiro”, analisa Márcio Macêdo.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM