Salve o meio ambiente!

5 de junho de 2019

Hoje, 5 de junho, comemora-se em todo mundo o Dia do Meio Ambiente.

Meio ambiente, como já disse aqui,  é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.

O meio ambiente, com certeza, é o endereço do futuro para o qual haverá a maior convergência de demandas entre todas.

Não é preciso ser especialista e muito menos de estudos mais profundos para se concluir que a qualidade da água se encontra fortemente ameaçada;

Que o clima tende a se transformar no próximo século por conta do efeito estufa e da redução da camada de ozônio e que a biodiversidade tende a se reduzir.

Com isso, vamos empobrecendo cada vez mais o patrimônio genético, justamente quando a ciência demonstra a cada dia o monumental manancial de recursos para o desenvolvimento científico que a natureza abriga.

A situação do meio ambiente no globo nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos.

A necessidade de consolidar novos modelos de desenvolvimento sustentável no país exige a construção de alternativas de utilização dos recursos, orientada por uma racionalidade ambiental e uma ética da solidariedade.

É imperioso reconhecer que vivemos numa sociedade na qual é fundamental partir de uma boa formação e de um sólido conhecimento dos complexos problemas e potencialidades ambientais.

Tem-se observado que a destruição da natureza, base da vida, através da contaminação e degradação dos ecossistemas crescem em um ritmo acelerado.

Daí a necessidade de se reduzir o impacto ambiental para a obtenção de um desenvolvimento ecologicamente equilibrado à curto prazo para todo o planeta.

Como instrumento para preservação ambiental, o ser humano tem as leis que regem a forma de agir com o meio ambiente.

Embora muitas vezes estas leis sejam desobedecidas, temos que utilizar os meios existentes a fim de manter os recursos e ambientes naturais remanescentes.

Nós seres humanos não somos donos da Terra, fazemos parte dela.

Não temos que dominar a natureza, precisamos viver em harmonia com ela. Somos dependentes da Terra.

Infelizmente, muitas pessoas ainda não compreendem isso.

Ao desenvolver suas atividades econômicas, destroem de forma irracional as bases de sua própria sustentação.

Não percebem que dependem de uma base ecológica para sua vida e de seus descendentes.

Vivem como se fossem a última geração de Terra.

Mas, apesar de inegáveis avanços, o meio ambiente ainda carece de muitos cuidados.

Atentai para isso sempre.

 

*Publicado originalmente em 5.6.17

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM