Banner de Aniversário

O trabalho

18 de julho de 2019

Quando trabalhamos honramos a vida, O tipo de trabalho não importa: sua realização sim.

O trabalho, se honesto, alimenta a alma. Se honesto e feito para o melhor das nossas habilidades, o trabalho traz alegria aos outros.

Trabalhar é condição essencial, não somente pela manutenção financeira, mas pela dignificação da vida.

Trabalhar se constitui numa parte importante da vida. A importância do trabalho na vida do ser humano vai muito além do fato de que, através dele, satisfazemos nossas necessidades básicas.

Trabalhar vai além do ganha-pão.

Trabalhar tem a ver com realização pessoal, com sentir-se útil e encontrar sentido para os dias.

O trabalho, por si só, é revelador da nossa humanidade, uma vez que possibilita ação transformadora sobre a natureza e sobre si mesmo. É através do trabalho  que a nossa capacidade inventiva e criadora se torna pública, se torna conhecida.

A psicóloga Vanesa Rissi explica que o fato de não trabalhar pode ter consequências negativas, que afetam diretamente a personalidade das pessoas.

Em razão da centralidade que o trabalho ocupa em nossas vidas, é que podemos compreender as consequências negativas do não-trabalho, da inatividade.

Um sujeito sem trabalho é impedido de se realizar como homem e cidadão, o que afeta diretamente sua dignidade.

Ter um ofício é primordial na vida do ser humano.

Durante a própria evolução, cada indivíduo veio desempenhando um papel, o que não é diferente nos dias de hoje.

O trabalho é um meio inexorável da existência humana e constituinte da identidade da pessoa. Isto significa que cada um se torna o que é por meio do ofício que executa.

Através do trabalho as pessoas podem imprimir sua marca, o seu registro.

A Bíblia ensina que devemos trabalhar para nos sustentar e às nossas famílias e ajudar os outros.

A Bíblia diz também que quem não trabalha também não tem direito a comer. Todos devem fazer a sua parte para não sobrecarregar uns a favor dos outros.

Como escreveu Anatole France em seu livro “O anel de ametista”, não devemos dá lugar à preguiça, porque ela, a preguiça, leva à pobreza e à ruína.

O trabalho é bom para o homem. Distrai-o da própria vida, desvia-o da visão assustadora de si mesmo; impede-o de olhar esse outro que é ele e que lhe torna a solidão horrível. É um santo remédio para a ética e a estética. O trabalho tem mais isto de excelente: distrai a nossa vaidade, engana a nossa falta de poder e faz-nos sentir a esperança de um bom evento.

Já Don Herold, um famoso cartunista americano, chega a brincar com a importância do trabalho.

Ele diz que o trabalho é realmente a coisa mais importante do mundo. Por isso, devemos sempre deixar um pouco para o dia seguinte.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM