Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Símbolos nacionais

18 de setembro de 2019

Nesta quarta-feira, 18 de setembro, comemora-se o Dia dos Símbolos Nacionais.

Nossos símbolos são a Bandeira Nacional, as Armas Nacionais, o Selo Nacional e o Hino Nacional.

Antigamente – mas não tão antigamente assim – qualquer estudante sabia de cor e salteado quais nossos símbolos pátrios. Não só sabia, respeitava-os.

 

Infelizmente as coisas mudaram.

O sentimento de amor e respeito à Pátria e aos seus símbolos anda cada vez mais escasso.

Nosso patriotismo está sumindo e as datas de nosso calendário cívico são lembradas apenas pelos feriadões que proporcionam. Nada mais do que isso.

 

Amar a Pátria também é uma coisa para poucos. Ser patriota é para poucos.

Ser patriota é ter um sentimento de amor e de respeito à Pátria e aos seus símbolos.

Patriotismo é o espírito de solidariedade que une as pessoas em torno de interesses comuns em beneficio da pátria. 

Patriotismo é sinônimo de dignidade.

Patriotismo é amor, é devoção, é sentimento – é algo que se sente.

O patriotismo, como ensina o jurista Miguel Reale, também significa devoção ou dedicação, orientação das forças do espírito no sentido de bem estar nacional. O bem estar da população deve estar acima de interesses ideológicos ou de grupos isolados.

Miguel Reale defende a tese de que “esquecemo-nos frequentemente de ligar cidadania a patriotismo, vocábulos que deveriam andar sempre juntos …”.

Por esta abordagem, o patriotismo reúne sob a sua definição um valor político e principalmente de senso de justiça.

Não é patriota verdadeiro quem fecha bondosamente os olhos ante comportamentos desabonadores de políticos, ainda que de nossa preferência partidária, e, no plano da vida civil, perante atos desairosos praticados por pessoas ligadas a nosso círculo de amizade.

No Brasil, este risco de não formular um juízo imparcial por falso patriotismo é bem grande; grande porquanto nos envaidecemos em demasia com nossa capacidade de dar sempre um “jeitinho”, condenável quando significa falta de responsabilidade, ou modo astucioso de contornar o dever da verdade e da justiça.
Assim, ser patriota é sentir ardor com as coisas que fazem bem ao nosso país, é se indignar com todos os atos que denigram a sua imagem.
Ser patriota é defender os interesses do seu país, é respeitar e proteger os seus símbolos e trabalhar pela construção de um país melhor e de uma sociedade mais justa. 

Barak Obama, ex-presidente norte-americano, disse certa vez que “Ao enfrentar as situações impossíveis, as pessoas que amam o seu país podem muda-lo”.

Bem antes de Obama, no entanto, nosso mártir Tiradentes já dizia que “se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação,
Vamos fazê-la”.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM