Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

A pobreza

18 de novembro de 2019

O Piauí, segundo o IBGE, possui uma população de 3 milhões e 195 mil habitantes. Em população somos o décimo nono entre os estados brasileiros.

Mas o Piauí, segundo também o IBGE, possui um contingente de pobres realmente assustador. Temos entre nós 1 milhão e 300 mil miseráveis. 

Miseráveis são aquelas pessoas excluídas de qualquer política pública oficial. São pessoas sem moradia, sem educação, sem alimentação adequada e sem qualquer acesso a oportunidades.

No Piauí, mais de 1 milhão e 300 mil de pessoas estão incluídas nesse grupo.

A Síntese de Indicadores Sociais do IBGE revela que 41,9% da população piauiense está abaixo da linha da pobreza.

Abaixo da linha de pobreza significa que essas pessoas ganham apenas cinco dólares e meio por dia, o que corresponde a uma renda per capita de 420 reais por mês.

As pessoas em situação de extrema pobreza vivem uma situação ainda mais humilhante. Essas pessoas tem renda per capita inferior a 145 reais mensais. Nessa situação de pobreza extrema estão 462 mil habitantes, que correspondem a 14,2% da população. Compare a quantidade de pobres com o tamanho da nossa população e veja o tamanho do estrago.

A quantidade de pobres, mesmo com pequenas variações para mais ou para menos, é uma vergonha.

É uma vergonha que desmente tudo aquilo que se falou até hoje sobre inclusão social no Piauí.

É também a prova de que nossos irmãos continuam relegados à própria sorte.

É também a prova de que desse povo o político quer apenas o voto.

O líder sul-africano Nélson Mandela dizia que a pobreza não é um acidente. Assim como a escravização e o apartheid, a pobreza foi criada pelo homem e pode ser removida pela ação do próprio homem.

Para remover a pobreza em qualquer lugar do mundo, inclusive no Piauí, é preciso ação. É preciso determinação. É preciso querer, acima de tudo querer.

Eliminar totalmente a pobreza e acabar com a miséria não é fácil, é verdade, mas também não é impossível. Qualquer obstáculo pode ser superado.

Como dizia o líder indiano Mahatma Gandhi, cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

O Piauí precisa explorar com urgência a sua riqueza, porque a pobreza não aguenta mais ser explorada.

Sem esquecer que a pobreza não é a causa da imoralidade, ela é o efeito.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM