Banner de Aniversário
Gif sobre a atualização do site do detran pi.

PIAUÍ

Defesa Civil tem projeto para acabar com carros-pipa no Sertão

Projeto bilionário visa aproveitar reservatórios e poços para sanar os problemas no semiárido.

Publicado por: Caio Rabelo 18/01/2023, 09:03

Matéria de Luciano Coelho

A Defesa Civil do Estado tem um projeto para acabar com o uso de carros pipa na região do semiárido do Piauí. Existe um estudo sendo feito para usar os poços do DNOCS e da CPRM para aproveitar cerca de 30 poços e fazer uma interligação ainda com reservatórios de água para a viabilidade da construção da Adutora do Sertão.

O projeto custa em torno de R$ 1 bilhão para o aproveitamento dos reservatórios e dos poços na rede adutora. O aquífero pode ser aproveitado em projeto que já tem dois anos tramitando na Funasa e financiado com emendas parlamentares. Temos um aquífero subutilizado, segundo o assessor técnico da Defesa Civil do Piauí, Francisco Carvalho, em entrevista ao JT1 da Teresina FM.

Integrantes da Defesa Civil do Piauí (Foto: divulgação Defesa Civil do Piauí)

Ele afirmou que tem três séculos de seca e abastecimento por carro pipa. Tem aquíferos e a falta do aproveitamento dos poços perfurados e dos reservatórios já existentes. Esse projeto de viabilidade existe e precisa ser executado. São pelo menos 54 municípios na região do Semiárido.
O objetivo do projeto é acabar com o abastecimento de agua feito por carros pipas. Queremos utilizar e equipar os poços já perfurados para garantir a distribuição de água nesses municípios. Temos situações críticas como a região do cristalino no semiárido, região de Padre Marcos, Morro Cabeça no Tempo, Acauã. Temos que aproveitar o nosso aquífero. Os recursos existem, destacou o assessor técnico da Defesa Civil.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM