Banner de Aniversário

PIAUÍ

TCE-PI  fiscaliza qualidade da alimentação oferecida em escolas públicas de oito cidades

Relatório parcial aponta falta de refeitórios e armazenamento inadequado

Publicado por: Wanderson Camêlo 06/10/2023, 09:30

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) iniciou esta semana fiscalizações em 14 escolas da rede municipal de oito cidades. O objetivo principal é averiguar a qualidade da alimentação que está sendo ofertada nas unidades. 

A operação acontece em colégios de Barras, Colônia do Piauí, Esperantina, Lagoa Alegre, Santa Cruz do Piauí, São Francisco do Piauí, São João do Arraial e Wall Ferraz. 

Crianças têm que se alimentar no chão devido à falta de refeitório em escola pública de município do Piauí (Foto: Divulgação)

Estão sendo analisados aspectos da alimentação escolar como: (i) conformidade do alimento previsto no cardápio com o que foi oferecido aos alunos no dia da inspeção; (ii) a qualidade dos alimentos fornecidos; (iii) o cumprimento de requisitos exigidos pela legislação em termos de quantidade mínima de frutas, de verduras, proteínas e demais categorias; (iv) existência de estrutura física adequada; e (v) distribuição dos recursos para agricultura familiar.

O Tribunal de Contas informou que foi possível identificar, nas primeiras etapas da fiscalização, “algumas questões críticas, como a discrepância entre o cardápio planejado e o alimento servido durante a inspeção, a falta de refeitórios nas escolas, armazenamento inadequado dos alimentos, deficiências na infraestrutura das cozinhas, acondicionamento inadequado de resíduos e a ausência de uniformes adequados para os manipuladores de alimentos”.

A Corte não deu mais detalhes das ações. O relatório final ainda será divulgado.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM