Banner de Aniversário

PIAUÍ

Detran-PI implanta sistema digital para aplicação e supervisão de provas teóricas para CNH

O novo sistema substituiu o vigente há mais de 15 anos

Publicado por: Caio Rabelo 23/10/2023, 07:11

A aplicação e supervisão de provas teóricas para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passam a ser realizadas por meio de uma plataforma digital, com banco de dados atualizado, no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI). A ferramenta tecnológica que seria lançada nesta segunda-feira (23), foi adiada para o mês de novembro.

O novo sistema substituiu o vigente há mais de 15 anos e incorpora mecanismos de segurança de última geração, como validação facial e biométrica. O objetivo é garantir mais transparência na aplicação do processo fundamental aos candidatos à habilitação.

Foto: Divulgação/Detran-PI

 A Diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, afirma que o aprimoramento proporciona eficiência, previne contra fraudes e garante a lisura das avaliações. “Além disso, os candidatos à CNH terão um banco de questões revisado e atualizado de acordo com as resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Isso significa que as questões estão alinhadas com as normas e regulamentos mais recentes, proporcionando a eles um ambiente de prova mais condizente com a realidade das vias”, destaca.

Inicialmente, o novo sistema será implantado na sede, no edifício David Solano, na capital. Gradualmente, a expansão ocorrerá para os demais postos de Teresina e, em seguida, seguirá um cronograma de modernização nas demais Ciretrans do interior. A expectativa é que até janeiro de 2024 o novo sistema esteja operando em todas as Unidades de Atendimento do Piauí. O

PROCESSO DE MUDANÇA

Segundo o Detran, a usabilidade e o layout do novo sistema são totalmente semelhantes aos do sistema anterior, garantindo uma transição suave, confortável e transparente para os usuários. Ademais, o novo banco de questões é 100% compatível com o conteúdo ministrado nos centros de formação e instituições de ensino de cursos especializados, o que proporciona uma experiência de prova mais alinhada com o que os candidatos aprendem ao longo de seus estudos.

“Essa inovação do Detran Piauí marca um passo significativo em direção à modernização e à eficiência na aplicação das provas teóricas, promovendo um processo mais seguro, transparente e adequado às demandas atuais. Com essas melhorias, o órgão demonstra seu compromisso em oferecer o melhor serviço possível aos candidatos, tornando o caminho para a habilitação mais acessível e confiável”, garante Luana Barradas.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM