Banner de Aniversário

PIAUÍ

IMEPI reprova 15 produtos de mercados em Teresina

O objetivo da fiscalização é proteger o consumidor de possíveis fraudes

Publicado por: Caio Rabelo 28/10/2023, 09:32

Os agentes de fiscalização do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) realizaram a perícia de 18 produtos coletados em supermercados e comércios, nesta semana, no laboratório do setor de Pré-medidos do IMEPI, em Teresina.

Foram periciados os seguintes itens: arroz parboilizado e comum, peta, biscoito, flocão de arroz e de milho, leite em pó, feijão, sacos de papel, balões, algodão, folha de boldo em massa e copos de plástico. Ao todo, 15 produtos foram reprovados e três aprovados.

Foto: Divulgação/IMEPI

De acordo com a diretora geral do IMEPI, Patrícia Leal, o objetivo da fiscalização é proteger o consumidor de possíveis fraudes e garantir que produtos de melhor qualidade sejam comercializados.

“Durante as perícias, nós pesamos o material com e sem embalagem. Depois, o nosso sistema de forma automática traça o peso líquido do produto e a gente confere se bate com o que o fabricante informou na embalagem. No caso dos itens quantitativos, verificamos se a quantidade informada no material corresponde perfeitamente ao que contém dentro da embalagem”, explica.

Os produtos coletados nos estabelecimentos são levados para análise no laboratório do setor de Pré-medidos. Após o exame, os itens aprovados podem ser recolhidos pelo fabricante ou doados para instituições beneficentes devidamente cadastradas.

Em caso de infração, o fabricante é autuado e pode receber uma multa entre R$ 100 e R$ 1.500,000.00, de acordo com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia através da ouvidoria do IMEPI, com o número (86) 9456-1921.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM