Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

PIAUÍ

Operação Água Legal: Semarh fiscaliza perfurações irregulares de poços nos municípios de Picos e Oeiras

A empresa responsável foi multada e a máquina de perfuração apreendida

Publicado por: Caio Rabelo 14/03/2024, 08:30

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) deflagrou, nesta quarta-feira (13), a operação “Água Legal” na região de Picos e Oeiras, fiscalizando o uso irregular dos recursos hídricos, através da perfuração de poços sem autorização do órgão ambiental.

Na ocasião, a empresa responsável foi multada e a máquina de perfuração apreendida. A operação percorrerá várias cidades do estado, prezando pelo bom uso dos recursos hídricos. Segundo a pasta, não é possível regularizar poços perfurados sem autorização ambiental. Além disso, é proibida a perfuração de poços tubulares e a concessão de outorgas para captação subterrânea de água em área urbana, para uso residencial.

Foto: Reprodução/Semarh

“A fiscalização é essencial para preservação dos corpos hídricos do Estado, sendo que poço só pode ser perfurado com autorização prévia do órgão ambiental”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira.

A lei 9.433/97, que trata sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos, tipifica essa conduta como infração às normas de utilização de recursos hídricos. Quem descumprir a Lei está sujeito a multas que variam de R$ 100 a R$ 50 milhões, de acordo com a  gravidade da infração. A norma prevê, ainda, que edificações urbanas devem obrigatoriamente receber água por uma conexão com redes públicas de abastecimento, e de esgotamento sanitário disponíveis.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM