Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Polícia

PF cumpre 10 mandados por desvios de dinheiro da Covid no Piauí

A Operação Reagente II visa reprimir desvios dos recursos para enfrentar o coronavírus em Arraial e Isaías Coelho

Publicado por: Luciano Coelho Repórter: Luciano Coelho 25/02/2021, 07:48

A Polícia Federal no Piauí, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/PI), deflagrou, nesta quinta-feira (25), a Operação REAGENTE II visando reprimir o desvio de recursos públicos destinados ao combate do coronavírus nos municípios de Arraial e Isaías Coelho.

Operação mobilizou 40 agentes e 3 auditores do Tribunal de Contas. Foto: Ascom PF

A primeira fase da operação, deflagrada em julho de 2020, apurou desvio de recursos públicos destinados aos municípios de Picos, Bom Jesus e Uruçuí, dentre outros, cujo prejuízo estimado ultrapassa mais de R$ 1,3 milhão nessa fase.

Os agentes buscam provas dos desvios do dinheiro destinado para Covid. Foto: PF

No curso das investigações desta etapa, foram identificadas fraudes em processos de dispensa de licitação com a utilização de propostas fictícias e superfaturamento em contratos firmados pela mesma empresa com os municípios de Arraial e Isaías Coelho, bem como indícios da prática dos crimes de corrupção ativa e passiva.

Nesta operação estão sendo mobilizados 40 policiais federais e 3 auditores do TCE/PI para o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Picos, Arraial e Isaías Coelho, bem como 1 mandado de prisão preventiva, todos expedidos pela Vara Única da Justiça Federal de Picos. As medidas objetivam a garantia da ordem pública, conveniência da investigação, evitar a reiteração da prática delitiva e colher novos elementos de prova que permitam a individualização de conduta dos envolvidos.

Os mandados foram cumpridos em Isaias Coelho e Arraial. Tem um de prisão preventiva. Foto: PF

Os investigados poderão responder, na medida de suas culpabilidades, pelos crimes de associação criminosa, desvio de recursos públicos, dispensa indevida de licitação, corrupção ativa  e corrupção passiva, cujas penas somadas podem chegar a 110 anos de reclusão.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM