Gif sobre a atualização do site do detran pi.

Polícia

Polícia civil tem menos da metade do contingente previsto em lei

A previsão é que seriam 3.500 policiais civis e não tem 1.500 policiais na ativa e responsáveis pelas investigações dos casos e inquéritos

Publicado por: Lilian Oliveira 30/06/2021, 13:22

Por Luciano Coelho

Segundo o delegado de Homicídios e Proteção a Pessoa, Francisco das Chagas Baretta, a polícia civil tem um déficit de mais de metade do contingente que tem hoje. O déficit na polícia é de cerca de 2.000 homens.

A previsão é que seriam 3.500 policiais civis e não tem 1.500 policiais na ativa e responsáveis pelas investigações dos casos e inquéritos. A Polícia Militar tem o mesmo problema de déficit de pessoal. “Não tem como reprimir o crime sem pessoal. O crime é sistêmico e tem que ter policial preparado, inclusive para fazer as investigações. É preciso reforçar a polícia”, destacou Baretta.

Foto: Divulgação/Sinpolpi

Ainda foi advertido que assim como na PM-PI, na Polícia Civil, os policiais estão se aposentando, estão adoecendo, estão morrendo e precisam anunciar novos concursos para ocupar essas vagas que estão se abrindo nas forças policiais.

Por outro lado, apesar da falta de contingente, a polícia continua em atuação e desenvolvendo operações tanto na capital, quanto no interior para coibir a atuação de criminosos e reprimindo o crime.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM