Polícia

PF deflagra operação contra fraudes bancárias e cumpre quatro mandados em Teresina

Segundo o órgão, montante acumulado em meio às práticas ilícitas soma R$ 18,2 milhões

Publicado por: Eric Souza 02/08/2022, 08:33

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (2) a Operação Não Seja um Laranja com o objetivo de desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes em contas eletrônicas mantidas em diversas instituições bancárias do país.

Policiais em frente à residência de investigado pela operação (Foto: Divulgação/PF)

Segundo a PF, o montante de fraudes bancárias investigadas soma R$ 18,2 milhões. Um total de 43 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em 13 estados e no Distrito Federal.

No Piauí, 20 agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em Teresina. Com os investigados, foram apreendidos diversos documentos e cartões bancários em nome de terceiros, que indicam o uso em fraudes.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica, cujas penas podem chegar a mais de 20 anos de prisão.

Cartões de crédito e débito utilizados para fraudes bancárias (Foto: Divulgação/PF)

A ação é mais uma iniciativa da Força-Tarefa Tentáculos, instituída pela PF para reprimir crimes do gênero e que envolve a cooperação da Polícia Civil e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A prática de emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos configura crime, de acordo com a Polícia Federal, além de representar um dos principais meios de financiamento de organizações criminosas e causar prejuízos financeiros aos cidadãos comuns.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM