Banner de Aniversário

Polícia

Polícia Federal deflagra operação contra irregularidades de licitações durante pandemia de Covid

Operação tem atuação nos municípios de São Luís, Pedreiras, Bacabal, Timon e Teresina

Publicado por: Caio Rabelo 17/11/2022, 10:41

Matéria de Danielle Simeão

A Polícia Federal do Piauí e do Maranhão deflagraram na manhã desta quinta-feira (17), a Operação Arrivismo afim de desarticular grupo criminoso que realizava vendas fictícias e superfaturadas de produtos destinados ao combate da pandemia de Covid-19 no município de Pedreiras, no Maranhão. O modus operandi utilizado pelo grupo criminoso consistia em realizar a combinação e montagem de diversos processos de dispensa de licitação, muito comuns durante a pandemia de covid-19, a fim de justificar a contratação de empresas específicas, beneficiando empresários e servidores públicos.

Operação Arrivismo da Polícia Federal (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A operação tem atuação nos municípios de São Luís, Pedreiras, Bacabal, Timon e Teresina. A investigação teve início a partir de informações produzidas pela Central de Operações Estaduais da Secretaria-Adjunta da Fazenda do Estado do Maranhão.

Segundo a Polícia Federal, foram identificados fraudes em pelo menos sete processos de dispensa de licitação do município maranhense. A Polícia Federal cumpriu 20 mandados de busca e apreensão e outras medidas diversas da prisão decretadas para 17 alvos da operação.

Ao todo 66 policiais federais e 4 auditores da Controladoria-Geral da União cumpriram as determinações judiciais. Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, sonegação fiscal, lavagem de capitais e associação criminosa, com penas que somadas podem chegar a 34 anos de prisão.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM