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Política

Vereadora promete denunciar Equatorial no Procon por falta de energia em bairros da capital

Em alguns lugares o fornecimento permaneceu interrompido durante 60 horas

Publicado por: Wanderson Camêlo 04/01/2021, 08:55

A vereadora recém-eleita Thanandra Sarapatinhas prometeu protocolar denúncia no Procon contra a Equatorial devido à falta de energia, ocasionada pela forte chuva que caiu em Teresina no Réveillon, que afetou várias zonas da capital. 

Bairros como Pedra Mole, Gurupi, Fátima, Buenos Aires, Torquato Neto, Santa Sofia e Todos os Santos chegaram a completar 60 horas sem fornecimento. 

Thanandra Sarapatinhas (Foto: reprodução/Instagram)

“Na segunda-feira vou protocolar denúncia no Procon e solicitar as providências cabíveis. Sou solidária com todos os pais e mães de família que estão vendo seus alimentos estragarem, parentes doentes que dependem de aparelhos para sobreviver e etc… Levarei as denúncias de vocês. Contem comigo”, escreveu a parlamentar em seu Instagram.

No Buenos Aires, aliás, populares atearam fogo em pedaços de madeira para interditar algumas vias do bairro, em protesto contra a Equatorial. O fato repercutiu nacionalmente. 

A vereadora Pollyana Rocha (PV) divulgou nota de repúdio e ofereceu à população afetada assistência jurídica. “A partir de segunda-feira (04), no meu gabinete na Câmara Municipal, disponibilizarei orientação jurídica aos cidadãos que sofreram prejuízos com o problema”, escreveu Pollyana em suas redes sociais.

Por meio de nota, a Equatorial afirmou que 100% das ocorrências foram resolvidas. Confira a manifestação na íntegra:

Nota de Esclarecimento

A Equatorial Piauí esclarece que, conforme compromisso firmado, concluiu o restabelecimento do fornecimento a 100% das ocorrências coletivas registradas em Teresina nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro, após as fortes chuvas, ventos e raios que atingiram a Capital. Tais ocorrências são aquelas cujo mesmo ponto de defeito na rede afeta o fornecimento a mais de um cliente.

A força tarefa realizada pela Distribuidora segue agora tratando os casos isolados e pontuais registrados. Há 82 equipes de atendimento emergencial em campo, sendo 15 de manutenção pesada, e quase 300 colaboradores estão empenhados na recuperação da rede elétrica na capital, trabalhando em tempo integral desde o início das ocorrências.

As fortes chuvas geraram severos danos à rede elétrica. Em toda a capital, há registro de, pelo menos, 280 árvores que caíram sobre a rede. Isso corresponde a 90% das ocorrências coletivas registradas desde o dia 31.

Em função da gravidade dos danos causados ao sistema elétrico, os trabalhos de recuperação tiveram alta complexidade e tempo de recomposição maior. Diferentemente do atendimento emergencial em condições típicas, nesta situação houve a necessidade de reconstrução da infraestrutura de redes que foram destruídas pelo evento climático registrado.

O fornecimento de energia também foi prejudicado pela alta incidência de raios e objetos metálicos lançados sobre a rede, como placas e outdoors, como registrado no bairro Primavera, na zona norte da capital.

A Equatorial Piauí reforça aos clientes que, caso ainda exista algum problema pontual, registrem solicitação nos canais da Distribuidora. Para atendimento aos clientes, estão disponíveis a Central 0800 086 0800, o site e aplicativo da Equatorial Energia. Também é possível informar falta de energia utilizando a Clara, atendente virtual da Distribuidora que atende pelo número (86) 3228-8200, por mensagem no whatsapp.

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