Banner de Aniversário

Política

Governo empurra com a barriga para ganhar tempo em CPI, diz Renan

Para ele, é possível investigar as ações do governo na pandemia, bem como o uso de repasses federais por estados e municípios, por meio do regime semipresencial

Publicado por: Lilian Oliveira 14/04/2021, 17:38

Cotado para o comando da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) considera indefensável o argumento de que a comissão só pode começar seus trabalhos quando o Senado retomar os trabalhos presenciais.

Para ele, é possível investigar as ações do governo na pandemia, bem como o uso de repasses federais por estados e municípios, por meio do regime semipresencial. Na avaliação do ex-presidente da Casa, o Planalto tenta postergar o início das apurações por não ter conseguido formar maioria na comissão.

(Foto: Pedro França/Ag. Senado)

“Não haverá problema algum em fazer semipresencial. A maioria das coisas em CPI podem ser feitas remotamente”. O parlamentar afirmou que o debate sobre qual será o regime de trabalho do colegiado está sendo apenas usado pelo governo para ganhar tempo. Estão empurrando com a barriga. Já estamos na metade do mês de abril”, disse nesta quarta-feira (14) ao Congresso em Foco.

“É uma comissão de investigação, não uma comissão de incriminação”, afirmou o emedebista, lembrado para presidir ou relatar a CPI.

Na mesma linha, o senador Omar Aziz (PSD-AM), também cotado para o comando da CPI, defende que a comissão se valha dos protocolos sanitários e da tecnologia para iniciar as atividades o mais rápido possível.

Renan Calheiros nega que esteja negociando com os colegas para assumir um posto na comissão. “O meu nome mesmo é especulação, totalmente. Eu me sinto contemplado com o fato de integrar a comissão”, afirmou. “Como não há a publicação ainda [dos membros], tá todo mundo meio deslegitimado para fazer as conversas”, ressaltou.

O senador tem feito duras críticas ao governo Bolsonaro e se irritou, no início do ano, com o apoio dado pelo Planalto à candidatura vitoriosa deRodrigo Pacheco(DEM-MG) à presidência do Senado.

 

Fonte: Congresso em Foco

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM