Política

Prévias do PSDB: instabilidade em aplicativo suspende votação de candidato tucano à Presidência

Pleito foi pausado por volta das 18h deste domingo (21) e não tem data para ser retomado

Publicado por: Eric Souza 22/11/2021, 08:05

O PSDB informou neste domingo (21) que o processo de votação das prévias que vão definir o candidato do partido à Presidência da República “encontra-se pausado” devido a um problema de instabilidade no aplicativo de votação.

Disputam as prévias tucanas para as eleições presidenciais de 2022 o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e o governador de São Paulo, João Doria.

Foto: Ascom/Eduardo Leite

A votação teve início às 7h deste domingo (21) e estava prevista para acabar às 15h. No entanto, durante a manhã, devido a problemas na plataforma, a sigla chegou a prolongar o pleito até as 18h.

Em nota, o partido disse que o aplicativo “não comportou a demanda dos votantes das prévias”, que os votos registrados neste domingo estão preservados e que a data de retomada da votação ainda será definida.

“O PSDB definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto e concluir a escolha do nosso candidato às eleições presidenciais de 2022”, diz o documento.

O presidente do partido, Bruno Araújo, disse neste domingo (21) que está prevista nesta segunda-feira (22) uma reunião com representantes dos três pré-candidatos.

Instabilidade no aplicativo

Ao todo, 44.700 pessoas se cadastraram para votar nas prévias do PSDB. O partido previa que 700 mandatários votassem presencialmente, em urnas instaladas em um centro de convenções em Brasília, e que o restante recorresse ao aplicativo.

No entanto, os usuários reclamaram de falhas na plataforma. Entre os problemas identificados, foram relatados erros no momento em que tentavam fazer o reconhecimento facial.

O aplicativo de votação foi desenvolvido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A plataforma exige dupla verificação para a validação do votante, com identificação facial e validação por código enviado por SMS para o celular do filiado.

Manifestações

Após a suspensão da votação, os candidatos João Doria e Arthur Virgílio divulgaram uma nota em que defendem que a votação seja retomada no próximo domingo (28) “para que o processo de prévias se encerre de forma rápida, eficiente e justa”.

Ainda, segundo o documento, “prolongar ainda mais o processo de prévias seria um desrespeito aos filiados tucanos e ao processo democrático”.

Foto: Minervino Junior/D.A. Press

Os candidatos disseram também que “foi alertado durante todo o processo sobre a fragilidade do aplicativo e os problemas de instabilidade e insegurança que o modelo proposto poderia trazer para as primárias”.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM