Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Política

Rodrigo Pacheco deve assumir Presidência da República na semana que vem

Com Bolsonaro, Mourão e Lira fora do país, chefia do Executivo cairá nas mãos do presidente do Senado

Publicado por: FM No Tempo 30/04/2022, 12:32

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deverá assumir o cargo de presidente da República temporariamente na próxima semana, já que o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) e o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) se programam para estar fora do país no mesmo período em que Jair Bolsonaro (PL).

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As ausências dos antecessores na linha sucessória da presidência se devem ao fato de que se tornariam inelegíveis caso assumissem temporariamente o cargo de Bolsonaro. Mourão e Lira pretendem concorrer a cargos no Legislativo nas eleições de outubro deste ano.

Bolsonaro está com viagem marcada para Georgetown, na Guiana, ao norte do país. Segundo o aviso oficial do Itamaraty, o presidente viaja na próxima sexta-feira (6).

Um dia antes, o vice-presidente e pré-candidato ao senado pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (Republicanos), confirmou oficialmente que cruzará a fronteira do sul para o Uruguai – onde fica até o dia 7.

Em cima, o vice-presidente Hamilton Mourão; em baixo, o presidente da Câmara Arthur Lira (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

Próximo na linha sucessória, o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) – que pretende tentar a reeleição como deputado – programa uma viagem aos Estados Unidos, de acordo com um interlocutor do parlamentar.

Com isso, o cargo mais alto do país deverá ser ocupado interinamente ao terceiro na linha sucessória, Rodrigo Pacheco, que tem mandato no Senado até 2027.

O pessedista chegou a se lançar pré-candidato ao Planalto, mas desistiu oficialmente e não demonstra interesse em concorrer a outro cargo.

Fonte: CNN Brasil

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM